Microsoft quer levar banda larga às zonas rurais dos EUA
Plano da Microsoft vai tentar levar conexão de banda larga para 2 milhões de pessoas até julho de 2022
A Microsoft anunciou nesta terça-feira (11) que pretende levar internet de alta velocidade sem fio para milhões de norte-americanos em zonas rurais nos próximos cinco anos. Isso seria feito por meio de frequências não utilizadas por emissoras de televisão.
A iniciativa oferece uma quantidade não divulgada de dinheiro por semestre para provedores de telecomunicações em 12 estados para melhorar o acesso à internet. A empresa informou que não pretende lucrar com o empreendimento.
A Microsoft disse que decidiu usar o espectro de TV não utilizado por emissoras, em vez de cabos de fibra óptica ou tecnologia sem fio fixa, como o 4G, porque é significativamente mais barato. Uma das empresas de telecomunicações parceiras é a CenturyLink, que está trabalhando em um projeto de banda larga no leste do estado de Washington.
De acordo com a Microsoft, existem 23,4 milhões de norte-americanos que vivem em áreas rurais sem acesso à internet de alta velocidade. O plano da Microsoft vai tentar levar conexão de banda larga para 2 milhões de pessoas até julho de 2022.
Mas a Microsoft não é a única no ramo. O Google e o Facebook procuraram explorar o uso de drones, lasers e tecnologia de satélite para levar conectividade para milhões de pessoas que residem em áreas sem acesso do planeta. O Facebook lançou a iniciativa Internet.org para conectar os quase 5 bilhões de pessoas em todo o mundo.
LeiaJá também
--> Microsoft anuncia corte de pelo menos 3 mil funcionários