Inscrições para Desafio Cidades Ecointeligentes continuam
Premiação visa a criação de projetos que incentivem a sustentabilidade urbana
As inscrições para o Desafio Cidades Ecointeligentes continuam até o dia 12 de setembro. O edital foi elaborado e lançado colaborativamente pelo Porto Digital, Secretarias de Ciência e Tecnologia (SECTEC) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) de Pernambuco.
Incentivar o surgimento de empreendimentos com soluções estratégicas que possam impactar positivamente a sustentabilidade nas cidades é a principal proposta do Desafio Cidades Ecointeligentes.
O Desafio irá selecionar projetos em áreas como: gestão e reciclagem de resíduos; redução de desperdício de água, uso racional de energia; compartilhamento de veículos para melhorar mobilidade urbana; proteção de recursos naturais; gerenciadores de serviços urbanos com inteligência artificial; monitoramento do estado de conservação de bens urbanos e biodiversidade; monitoramento de riscos socioambientais; planejamento urbano equilibrado e soluções para reduzir deslocamentos na cidade; alertas para efeitos de mudanças climáticas; mapeamento do uso do solo e acessibilidade para portadores de necessidades especiais, entre outros.
Poderão apresentar propostas para o Desafio pessoas físicas ou jurídicas, brasileiros ou estrangeiros, e que devem ter como objetivo o desenvolvimento de uma nova linha de produtos ou serviços na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) que possam solucionar problemas reais do dia-a-dia das cidades.
As melhores soluções terão uma premiação financeira e irão participar da incubadora do Porto Digital. O edital pode ser conferido no link.