Lucro da Positivo recua 79% no trimestre para R$ 3,2 mi
O lucro da Positivo informática teve forte queda no terceiro trimestre deste ano. A maior fabricante de computadores brasileira registrou recuo de 79,3%, para apenas 3,2 milhões de reais, ante 15,3 milhões de reais alcançados entre julho e setembro de 2010. Já no acumulado de janeiro e setembro de 2011, a empresa obteve prejuízo de 21 milhões de reais, ante lucro 83,3 milhões alcançados em igual período do ano passado.
No trimestre encerrado em 30 de setembro último, a receita líquida da companhia caiu 21,3%, para 489,1 milhões de reais. Entre janeiro e setembro, o faturamento líquido caiu 16,2%, para 1,74 bilhão. Entre e julho e setembro de 2011, a empresa registrou vendas de 698,6 mil computadores sob as marcas Positivo1 e Positivo BGH. Segundo a companhia, “novo recorde trimestral”, com expansão de 33,9% em relação ao terceiro trimestre de 2010. Já as vendas de notebooks cresceram 131%, para 503 milhões de unidades.
Segundo relatório da empresa, o mercado de computadores pessoais no Brasil foi marcado pela retomada das vendas para o governo e por “bons volumeso bservados no mercado corporativo, principalmente destinados às pequenas e médias empresas”. No entanto, a Positivo observou que no varejo o trimestre foi marcado por um começo com vendas “modestas”, devido ao aumento dos estoques e pelo impacto do período de férias. O aumento de vendas a partir do Dia dos Pais não foi suficiente para evitar a desaceleração no segmento no período. A Positivo ainda informou que “a partir de outubro, entretanto, o varejo brasileiro mostrou novos sinais de recuperação, impulsionado pela esperada sazonalidade de final de ano.”