Carnaval: Deputada solicita números de feminicídio em PE

A deputada Dani Portela (PSOL) fez a solicitação à Secretaria de Defesa Social

qui, 23/02/2023 - 20:48
Divulgação A deputada estadual Dani Portela (PSOL) Divulgação

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) solicitou, nesta segunda-feira (23), à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco a divulgação dos números de feminicídios cometidos durante o período carnavalesco. Neste ano, o governo do estado anunciou que só divulgará o balanço da violência durante o período carnavalesco no dia 15 de março, mais de 20 dias após o término das festividades. 

A mandata protocolou um ofício pedindo também que sejam indicados os dados de raça, idade, município, orientação sexual, identidade de gênero e deficiência das mulheres vítimas de violência.

Segundo informações divulgadas pelos veículos de comunicação na manhã de hoje, oito mulheres, ao menos, teriam sido vítimas de feminicídio em Pernambuco durante o período carnavalesco. "Além disso, nossa assessoria identificou que, nos pedidos de informação feitos recentemente, na metodologia de divulgação dos dados da SDS não há registro de vítimas identificadas como sendo do grupo LGBTQIA+ nem com deficiência", afirmou a deputada.

"Entendemos que a demora na divulgação dessas informações impacta diretamente no princípio da transparência e na efetividade das ações que devem ser tomadas para diminuição da violência contra as mulheres. Esses dados são fundamentais para subsidiar o quanto antes políticas públicas que previnam e enfrentem esse problema, que segue sendo grave não só em Pernambuco, mas no país", complementou a parlamentar.

COMENTÁRIOS dos leitores