2022: Lula e Calheiros terão reunião nas próximas semanas

Encontro deve tratar sobre cenário eleitoral de 2022 e vias alternativas ao bolsonarismo

por Vitória Silva sex, 26/11/2021 - 13:55
Jane de Araújo/Agência Senado e Ricardo Stuckert Renan Calheiros e Lula terão encontro para debater eleições de 2022 Jane de Araújo/Agência Senado e Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) deverão se reunir nas próximas semanas para tratar sobre as Eleições 2022. As informações são do Globo. O cunho do encontro será político e segue a linha dos demais encontros atendidos pelo patrono petista, que se considera uma via alternativa ao bolsonarismo e diz querer construir não uma vitória para as eleições, apenas, mas um país governável e sem “picuinhas” entre o Legislativo e o Executivo a partir de 2023. 

Calheiros foi, nos últimos meses, oposição ferrenha ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional, apesar de estar mais alinhado ao centrão, pelo seu histórico político. Na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid foi relator da proposta contra Bolsonaro e defendeu a tese de genocídio, que acabou não sendo aceita pela cúpula e retirada do relatório. De acordo com a reportagem, Lula e Renan só não tiveram o encontro mais cedo por conta da CPI, para evitar possíveis acusações de partidarismo ou parcialidade. 

O senador é apontado como um dos principais defensores de uma aliança do MDB com o petista em 2022. Sua ida a São Paulo é para fazer exames de rotina, mas a brecha foi aberta para conversar com o sindicalista durante a viagem. Nas duas viagens do petista a Brasília não houve agenda entre ambos. 

COMENTÁRIOS dos leitores