João Paulo quer debater desemprego em Pernambuco

O ex-prefeito do Recife e atual deputado estadual levou o assunto à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco

ter, 02/04/2019 - 13:31
Reprodução/Facebook/João Paulo O parlamentar questionou, ainda, a Reforma Trabalhista aprovada durante o Governo Temer Reprodução/Facebook/João Paulo

Diante do alto índice de desemprego revelado recentemente por pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ex-prefeito do Recife e atual deputado estadual João Paulo (PCdoB) trouxe a problemática para a realidade vivenciada em Pernambuco.

A instalação de uma Frente Parlamentar sobre os Impactos da “Quarta Revolução Industrial em Pernambuco” voltou a ser tema de discurso de João Paulo na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

“Só no Brasil, 30 milhões de empregos podem desaparecer em sete anos, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)”, afirmou o proponente do colegiado nessa segunda-feira (1). O grupo irá analisar as possíveis mudanças no mercado de trabalho em razão do desenvolvimento das novas tecnologias.

Também conhecida como Revolução 4.0, a mudança no campo do trabalho diz respeito à substituição de profissionais especializados por computadores, bem como ao surgimento de novas especialidades no ramo da tecnologia. “Com todo o avanço tecnológico, está havendo um processo seletivo no qual os trabalhadores têm de se submeter a condições cada vez mais precárias de trabalho”, analisou o deputado.

O parlamentar questionou, ainda, a Reforma Trabalhista, aprovada durante o Governo Temer, que classificou como “o maior retrocesso de toda a história do trabalho formal no Brasil”.

“A liberdade sindical, o direito de greve, as férias, o 13º salário, todas as conquistas sociais estão em vias de desaparecer”, opinou, alertando que o desemprego no setor privado deve também atingir o serviço público.

COMENTÁRIOS dos leitores