“Governar é um assunto e fazer campanha é outro”, diz Lyra
O socialista garantiu está proibido qualquer movimento político dentro de repartições públicas
Em sintonia com a Procuradoria Geral do Estado que distribuirá, a partir desta quinta-feira (24), uma cartilha orientando os gestores públicos sobre as eleições, o governador João Lyra Neto (PSB) distinguiu a governança da gestão, do ato de fazer campanha. Em conversa com a imprensa logo após evento no Centro de Convenções, em Olinda, o socialista também revelou fazer campanha em prol do pré-candidato ao governo, Paulo Câmara (PSB).
“Governar é um assunto, é uma área, é uma missão e fazer campanha é outro. É muito claro que na obediência eleitoral não se pode fazer nenhum movimento político dentro de nenhuma repartição pública, nem de empresa ligada ao governo. Fora do local físico, cada cidadão tem direito de se manifestar e acompanhar e votar em quem ele achar que seja melhor para Pernambuco e para o Brasil”, analisou o governador de Pernambuco, após ser indagado sobre o anúncio de distribuição de uma cartilha feito pelo procurador Gera ldo do Estado, Thiago Norões.
Em tom decisivo, João Lyra também garantiu a proibição de gestores públicos tratarem de política dentro dos órgãos estaduais. “Dentro da repartição está terminantemente proibido de usar qualquer instrumento de comunicação que pertença ao governo do Estado, porque além de ser uma determinação nossa, é uma exigência da legislação eleitoral, então isso vai ser cumprido, e nós iremos acompanhar o cumprimento dessas ações”, prometeu.
O governador também sinalizou que participará da campanha política de Paulo Câmara e passará à mensagem dos socialistas a população. “Minha meta principal é cumprir o meu mandato até 31 de dezembro, evidentemente que vou participar da campanha, não só como político, mas também, como cidadão pernambucano e cidadão brasileiro. Vou participar ativamente da campanha para que nós possamos passar a nossa mensagem ao povo pernambucano e ao povo brasileiro”, cravou Lyra.
Elogios a Campos – Apesar de ter afirmado saber à diferença de gerir e de fazer campanha, o socialista encheu o correligionário e ex-governador Eduardo Campos (PSB) de elogios, durante evento com gestores públicos. “Pernambuco precisava conquistar um novo momento na sua época. Essa foi à visão que tivemos com Eduardo. Homem público (...) ele têm um compromisso muito forte”, destacou o governador.
Ainda enaltecendo o presidente nacional do PSB, Lyra disse que Campos era um grande líder político. “Eu gostaria de fazer uma homenagem e um agradecimento a um homem que durante todo este processo se transformou num dos maiores líderes do Estado e do País. E todos vocês sabem que temos que reconhecer como um dos líderes mais importantes da política. Esse momento (novo momento) eu disse na minha posse que não ia ter a marca do governo João Lyra Lyra, ia ter a conclusão do governo Eduardo Campos e a esse reconhecimento, eu queria deixar registrado aqui como pernambucano e como político e como seu companheiro de gestão”, discursou o socialista, pedindo posteriormente ao público presente, palmas para Campos.