Anvisa libera mais 4,8 milhões de doses da Coronavac
Pauta sobre o segundo lote da vacina foi discutida na 2ª reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada da agência
Na tarde desta sexta (22), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, o uso emergencial do novo lote da Coronavac, composto por 4,8 milhões de doses da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac contra a covid-19. A pauta foi discutida de forma remota, na 2ª reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada (Dicol) do órgão.
A relatora do pedido de autorização, Meiruze Freitas, ressaltou que, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, a Anvisa realizará inspeção sanitária de rotina nas áreas de processamento da Coronavac. "O parecer da Gerência Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária indicam que as informações prestadas cumprem as boas práticas de fabricação para justificar o uso emergencial da vacina" declarou.
O Instituto Butantan, que produz as vacinas em parceria com o laboratório Sinovac, informou que tem capacidade para envasar 1 milhão de doses do imunizante por dia. Para isto, contudo, a instituição aguarda a chegada de matéria-prima, o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), da China, para a produção.