Canal ganha ornamentação pela passagem do Dia da Terra

Núcleo de Responsabilidade Social da UNAMA - Universidade da Amazônia, em parceria com os cursos de Engenharia, usa pneus reciclados para mudar o visual de área do bairro da Pedreira, em Belém

qui, 25/04/2019 - 11:31

O Dia Mundial da Terra é comemorado em 22 de abril. Com o objetivo de incentivar a preservação ambiental, a UNAMA – Universidade da Amazônia realizou a ornamentação do canal de esgoto da travessa Antônio Baena, na Pedreira, com a confecção de defensas de pneus e bonecos de peneira, feitos pelos universitários. A ação foi uma parceria do Núcleo de Responsabilidade Social com os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Civil e de Produção.

 “A ideia surgiu da vontade de envolver os estudantes em um local que traz diversas reclamações devido ao acúmulo de lixo e entulhos, para que a população possa saber como a área deve ser limpa e preservada”, destacou Emerson Rodrigues, professor de Engenharia Civil e integrante do Núcleo de Responsabilidade Social. De acordo com o professor, todas as engenharias têm caráter ambiental e por isso é importante que os alunos do curso desenvolvam projetos de preservação.

Para Afonso Brandão, coordenador dos cursos de Engenharia Civil e de Produção, a atividade ajuda no comportamento crítico e no conhecimento técnico dos estudantes. “Quando você começa a mudar o ambiente, promovendo a conservação, você também fortalece a conscientização de quem está em torno desse espaço”, afirmou.

Edson Marcos Cassiano, aluno do sétimo semestre de Engenharia de Produção, informou que o pneu é um material muito descartado todos os dias, por causa do grande consumo de carros. “O amontoamento e a queima dos pneus acontecem constantemente nas ruas das cidades. Hoje nós diminuímos essa degradação, por meio da reciclagem”, disse o universitário.

Por Ana Luiza Imbelloni.

 

COMENTÁRIOS dos leitores