Trump se diz 100% pronto para fechar fronteira com México

Mais cedo, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sander, advertiu que as palavras de Trump não eram ameaças

ter, 02/04/2019 - 17:50
Brendan Smialowski O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fala com a imprensa antes de uma reunião com senadores republicanos em Washington, no dia 26 de março de 2019 Brendan Smialowski

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (2) que está "100%" pronto para fechar a fronteira com o México, caso as autoridades do país vizinho não consigam interromper o fluxo de migrantes.

"Se eles [México] não fizerem isso ou se não conseguirmos um acordo com o Congresso, a fronteira será fechada, isso é 100% certo", declarou Trump a jornalistas.

O presidente disse que talvez sejam fechados trechos e não toda a fronteira.

"É certo que isso teria um impacto negativo na economia (...) mas a segurança é mais importante", acrescentou.

Mais cedo, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sander, advertiu que as palavras de Trump não eram ameaças.

"Ele está fazendo seu trabalho como comandante em chefe de uma forma séria para proteger o povo americano", afirmou Sanders.

Fechar a fronteira "não é nossa primeira opção", admitiu a porta-voz, acrescentando que "talvez seja a melhor decisão".

A secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, interrompeu uma viagem à Europa para participar de uma reunião prevista para esta terça-feira sobre a crise na fronteira.

Um funcionário do Departamento de Segurança Nacional que pediu para não ser identificado disse aos jornalistas que ainda não havia nenhuma decisão fechada sobre a fronteira.

COMENTÁRIOS dos leitores