Planejamento alimentar não é restrição, diz nutricionista

Professores explicam que dieta balanceada e atividades físicas são fundamentais para prevenir doenças

qui, 28/03/2019 - 12:23

Reeducação alimentar é uma receita para o emagrecimento para quem visa obter uma vida saudável. Consiste em uma alimentação com frutas, verduras, legumes, no lugar, por exemplo, de bolos, biscoitos, refrigerantes.

Algumas pessoas preferem se restringir. Outras escolhem pesquisar receitas pela internet na tentativa de ter um corpo perfeito. Porém, especialistas afirmam que hábitos alimentares saudáveis e orientação profissional previnem o desenvolvimento de hipertensão e ajudam a combater a obesidade e transtornos alimentares.

Segundo Bruno Moraes, coordenador do curso de Nutrição, da UNAMA - Universidade da Amazônia, alimentação saudável não signfica restrição. “Não existem efeitos colaterais. A pessoa precisa se adaptar a um novo planejamento alimentar, com alimentos saudáveis, sem restrição. Não é somente uma obrigação por um curto período e, sim, para a vida inteira”, disse.

Dietas restritivas podem complicar o plano alimentar, entende o especialista. O ideal é procurar um nutricionista para que ele faça o planejamento dietético, defende Bruno. “Não existem regras para os alimentos. As pessoas precisam saber do que gostam de comer. A reeducação alimentar serve para reduzir quantidade, manter o hábito alimentar, entender a rotina, e não oferecer alimentos que fujam do planejado”, ressaltou o coordenador.

Outra forma de se ter uma vida saudável é com a prática de exercícios físicos. “Se realizar atividades físicas sem fazer uma restrição calórica, em relação à alimentação, o indivíduo não terá sucesso. É necessário que ele tenha consciência de que se está acima do peso”, destacou a coordenadora do curso de Educação Física da UNAMA, Nazaré Bello.

Para atingir o objetivo de emagrecimento, será necessário fazer o balanço calórico, comer menos e gastar mais. Segundo os especialistas, é importante associar a dieta à prática de atividades físicas. Se resolver apenas fazer a dieta, destacaram os professores, o indivíduo vai perder massa magra, que é a massa muscular, e ter flacidez no corpo.

Por Ramon Almeida.

COMENTÁRIOS dos leitores