UNAMA FM ganha prêmio Simineral de Radiojornalismo

Reportagem “Hoje é dia de Arqueologia”, produzida por Tatiane Monteiro, com coautoria de Celso Freire, leva o primeiro lugar em premiação do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará

por Cleo Tavares seg, 26/11/2018 - 10:05

Um grande evento que reuniu jornalistas de todo o Pará, de vários meios e veículos de comunicação, marcou a entrega do Prêmio Simineral de Comunicação 2018, promovido pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará, na quinta-feira (22), em Belém. Blogueiros, comunicadores, jornalistas, publicitários, estudantes de comunicação e produtores de conteúdo participaram da premiação, que este ano teve como tema "Conexões: somos uma só rede".

O Prêmio Simineral de Comunicação está dividido em Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo e Prêmio de Conteúdos Digitais. O primeiro abrange: Jornalismo Impresso; Radiojornalismo; Telejornalismo; Fotojornalismo; Jornalismo do Futuro, para produções universitárias e Reportagem 360º. O Prêmio de Digital abrange: Campanha Viral; Campanha Web Institutional; Cobertura Web de Eventos. A rádio UNAMA FM venceu em primeiro lugar na categoria de Radiojornalismo e em segundo lugar na categoria geral, com a reportagem “Hoje é dia de Arqueologia”, produzida por Tatiane Monteiro, com coautoria de Celso Freire.

A jornalista Tatiane Monteiro falou sobre a felicidade de ter sido indicada e vencido. “Foi minha primeira participação em premiação de reportagens. Levar esse prêmio foi gratificante, fora a oportunidade de levar a Rádio UNAMA a esse patamar de conhecimento, ajudando a elevar mais ainda comunicação no Estado do Pará”, disse Tatiane.

Além de vencer o primeiro lugar junto com Tatiane, Celso Freire ficou com o segundo e terceiro lugares na categoria Radiojornalismo. “Para mim é sempre uma grande satisfação ter o trabalho reconhecido. Tenho o dever, como jornalista, de informar e fazer reportagem que mude a vida das pessoas. E essa é minha intenção com as reportagens, ser um diferencial. Fico muito alegre quando os jurados entendem essa iniciativa. O importante é fazermos um trabalho isento e com responsabilidade. Além disso, fazer o que gosta é sempre mais prazeroso. Ser premiado com três reportagens é pra me deixar mais feliz e mais motivado para fazer ainda mais reportagens especiais”, disse Celso.

A reportagem especial, feita pelos jornalistas, falou sobre o projeto da mineradora Alcoa, em Juruti. Os estudantes daquele município, no oeste do Estado do Pará, aprendem a história visitando os sítios arqueológicos e desvendado um pouco mais da história de cada um deles, da cidade e de seus antepassados.

Essas aulas fazem parte do programa Hoje é dia de Arqueologia, do projeto de Educação Patrimonial, desenvolvido pela Alcoa, empresa que opera mina de bauxita no município. Desde setembro de 2007, professores, crianças, jovens das zonas rural e urbana participam dessas atividades educativas. Em torno de 350 professores receberam formação nas questões de patrimônio e 50 ceramistas, na cidade e no interior do município, receberam formação e capacitação para geração de renda.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores