SP: Vacinação contra gripe será ampliada para dois grupos

Ampliação contemplará adultos com idade entre 50 e 59 anos e crianças entre cinco e nove anos; decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde devido à baixa procura pela imunização no estado

por Nataly Simões ter, 19/06/2018 - 15:06

Adultos com idade entre 50 e 59 anos e crianças entre cinco e nove anos, a partir da próxima segunda-feira (25), serão incluídos na campanha de vacinação contra a gripe em todo o estado de São Paulo.

A decisão de incluir os dois grupos foi tomada pelo Ministério da Saúde, que repassou a ordem para a Secretaria Estadual da Saúde, devido à baixa procura pela imunização. A meta do órgão federal é vacinar 90% da população, mas até agora apenas 75% recebeu a dose, ou seja, em todo o estado ainda é preciso vacinar cerca de 1,6 milhão de pessoas.

De acordo com a pasta, a vacina contra a gripe protege contra os vírus Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e Influenza B. para receber a dose é necessário levar um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS. Pessoas portadoras de doenças crônicas devem levar a receita da medicação que usa com data dos últimos seis meses. A contraindicação da imunização é apenas para quem tem alergia severa a ovo.

Em 2018, somente no estado de São Paulo, foram registrados 458 casos de gripe, com 71 mortes. No ano passado, foram 1.021 casos, com 200 mortes.

COMENTÁRIOS dos leitores