Metroviários encerram paralisação

Trabalhadores e empresas firmaram acordo em dois dos pontos de reivindicação

por Naiane Nascimento seg, 16/05/2016 - 20:14
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Sindimetro se diz agradecido à população por entender o ato Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

Após assembleia realizada pelos metroviários e empresas, a paralisação iniciada na manhã desta segunda-feira (16) foi encerrada. A categoria entrou em acordo com a patronal em dois dos pontos de reivindicação; o reajuste salarial será decidido pela justiça. 

Segundo o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), o Vale Cultura foi convertido em um pequeno acréscimo de dois tíquetes-refeição mensais aos funcionários. Outro ponto levantado pelos trabalhadores era a quantidade de toalhas fornecidas aos profissionais. Após conversa, ficou acordado que, em vez de duas, serão distribuídas quatro unidades para cada funcionário. 

Quanto ao reajuste salarial, não houve avanço durante a negociação. A classe patronal ofereceu um aumento de 5%, no entanto, a categoria solicita o aumento de acordo com a inflação e pede 9%. Por não haver acordo, ficou definido que a categoria esperará pela decisão do dissídio na justiça. 

Após conversa, foi decidida a suspensão da paralisação já na manhã da terça-feira (17). Ainda na segunda-feira (16), o serviço será encerrado às 20h, mas será retomado com normalidade no dia seguinte. O Sindicato ainda acrescenta que o prazo pra o cumprimento dos pontos é até a sexta-feira (20) e, caso não seja executado, o serviço pode ser novamente paralisado na segunda-feira (23). 

O Sindimetro se diz agradecido à população por entender o ato de reivindicação da categoria.

COMENTÁRIOS dos leitores