Após reunião com CBTU, metroviários devem voltar na terça
Presidente do Sindicato dos Metroviários acredita que categoria aceita a proposta
Após reunião com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Ministério das Cidades, em Brasília, nesta segunda-feira (16), os metroviários podem encerrar a paralisação das atividades já na noite desta segunda. Os rumos da greve serão decididos em assembleia às 18h desta segunda.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Diogo Morais, houve avanço nas discussões, mas fim da greve só poderá ser decidido pela categoria. “Eu acredito que a greve termina sim, mas não posso afirmar”, comenta Morais. Sobre as reivindicações da categoria, a proposta da direção foi de fazer a entrega de duas toalhas por semestre ao invés de duas por ano. Já o vale cultura foi substituído por mais dois tíquetes alimentação, subindo de 28 tíquetes para 30 ao mês.
Com relação ao salário, principal ponto de reivindicação dos metroviários, a decisão da CBTU foi entrar com um dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST) até a próxima sexta-feira (20) para julgamento. A expectativa é que os profissionais voltem ao trabalho e, caso a CBTU não ajuíze o dissídio, uma nova assembleia aconteça para discutir a retomada da paralisação.
LeiaJá também
--> Com início da greve do metrô, estação Recife fica vazia
--> Metroviários deflagram greve segunda (16)