Opinião Brasil debate sobre Mobilidade Urbana

"A gente tá vendo as promessas, que eu espero que se concretizem"

por Madá Freitas seg, 27/05/2013 - 12:34

O programa dessa semana traz uma conversa com os membros do Observatório do Recife, Maria Amélia e Daniel Valença, que também é coordenador do AMECiclo, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife. O grupo aposta no uso das bicicletas como meio de transporte para enfrentar os problemas de mobilidade na capital pernambucana.

Segundo Maria Amélia, os problemas da cidades aparecem não só nos dias de chuva e consequentes alagamentos, mas, também, nos dias de sol, o que é mais preocupante e revela que as causas do problema devem ser avaliadas com mais cuidado. "Essa questão de mobilidade vem se agravando muito. Não é só no Recife. É importante que a gente saiba. Existe uma política (…) muito equivocada de estímulo ao carro que gera um comportamento, uma cultura social de ter uma premência do carro, superando até a habitação", revela Maria Amália.

Por outro lado, o transporte público também colabora para o problema de deslocamento dentro das grandes cidades da Região Metropolitana do Recife. Da mesma forma se apresentam algumas obras feitas recentemente, que modificaram o trânsito em algumas vias da cidade, beneficiando os carros em detrimento das outras formas de locomoção. "A gente tá vendo as promessas (…) que eu espero que se concretizem. (…) "Tem a questão do rodízio (…) isso facilita um pouco o transporte público. Ele (o carro) pega o mesmo engarrafamento do carro, então na hora que você tira um pedaço desses carro da rua o transporte público passa a fluir", explica Daniel.

O Opinião Brasil é apresentado por Alvaro Duarte e exibido toda segunda-feira aqui, no Portal LeiaJa.com.

COMENTÁRIOS dos leitores