Ceará bate o Sport na primeira final da Copa do Nordeste

Gol rubro-negro no fim, no entanto, mantém o Leão vivo

por Luan Amaral qua, 19/04/2023 - 23:36
Kely Pereira/SCR O Leão marcou o gol da esperança nos acréscimos Kely Pereira/SCR

O Sport sofreu um golpe na batalha pelo troféu da Copa do Nordeste, contra o Ceará, nesta quarta-feira (19), na Arena Castelão. O Leão tomou um gol aos 28 segundos de jogo e acabou tendo uma atuação apagada. Mas, aos 52 minutos do segundo tempo, na pressão rubro-negra, Juba cruzou e viu David Ricardo marcar contra para diminuir a vantagem.

Primeiro tempo

Foram precisos apenas 28 segundos para Gustavo Castilho mandar uma bomba e abrir o placar para o Ceará. O Sport respondeu aos 9 no cruzamento de Juba que Edinho finalizou mal. O Leão cresceu no jogo e criou algumas oportunidades como no cruzamento de Juba que Jorginho por pouco não alcançou na pequena área. 

Na metade da primeira etapa o jogo equilibrou e o Ceará dava poucos espaços para o Sport atacar, a partida foi ficando truncada. Mas aos 40, o Vozão voltou a assustar na batida do Luiz Otávio que Renan defendeu. E já nos acréscimos, o escanteio deixou a bola viva na área e Victor Gabriel fez o 2x0. Juba ainda teve uma chance de diminuir no chute de primeira, mas Richard defendeu.

Segundo tempo

O Ceará voltou melhor, de novo com remate de longe assustou no início e pressionou o Sport que não se encontrava no jogo. Melhor no jogo, o Vozão começou a explorar a velocidade dos seus pontas enquanto o Leão sofreu para passar a barreira defensiva do adversário.

Aos 22, grande chance de Victor Gabriel fazer o 3x0, mas o cabeceio saiu por cima da meta de Renan. O jogo foi se desenrolando e o Sport, ainda que desorganizado, foi aumentando o volume e rondando a área. Aos 38, Ewerthon chutou, o goleiro Richard bateu roupa e Vargas perdeu a chance mais clara do Leão no jogo. Nos acréscimos, foi a vez de Love sair de frente pro gol, fintar o goleiro, mas não alcançar a bola.

Só que, aos 52 minutos do segundo tempo, Luciano Juba chegou pelo lado esquerdo e despejou bola na area. A defesa do Ceará afastou mal e David Ricardo marcou contra. O gol de honra deu ao Sport uma esperança na partida de volta, na Ilha do Retiro no dia 3 de maio.

Ficha de jogo

Competição: Copa do Nordeste

Local: Arena Castelão (Fortaleza)

Ceará: Richard; Warley (Michel), Tiago Pagnussat, Luiz Otávio (David Ricardo), Willian Formiga; Arthur Rezende (Willian Maranhão), Richardson, Gabriel Castilho (Chay); Erick, Janderson (Léo Rafael), Vitor Gabriel; Téc: Gustavo Moringo. 

Sport: Renan; Eduardo (Ewerthon), Rafael Thyere, Sabino, Igor Cárius (Felipinho); Ronaldo (Pedro), Fabinho, Jorginho (Matheus Vargas); Juba, Edinho (Labandeira), Vagner Love. Téc: Enderson Moreira.

Gols: Gustavo Castilho e Victor Gabriel (CEA); David Ricardo (contra) (SPO)

Arbitragem: Caio Max 

Cartões amarelos: Ronaldo e Matheus Vargas (SPO)

COMENTÁRIOS dos leitores