Náutico bate o Santa nos pênaltis e é o 1º finalista do PE
Em um clássico pouco inspirado, o Náutico selou a vitória contra o Santa Cruz no Estádio dos Aflitos e vai defender o bicampeonato estadual
Apoiado por 10 mil alvirrubros, o Náutico se classificou para a final do Campeonato Pernambucano, neste sábado (2), e já garantiu vaga na Copa do Brasil de 2023. O Clássico das Emoções foi decidido nos pênaltis com quatro convertidos pelo Timbu contra três marcados pelo Santa Cruz, no Estádio dos Aflitos, na Zona Norte do Recife.
Faltou futebol
Em um primeiro tempo frio, os goleiros assistiram um clássico trucado, cheio de faltas e sem grandes emoções. A expectativa de gols em torno do retorno de Kieza e Rafael Furtado não correspondeu e as equipes desceram para o vestiário sem levar perigo ao adversário. Marcos Martins e Elyezer tentaram pelo lado tricolor e Richard Franco desperdiçou a chance de abrir o placar para os alvirrubros em um escanteio nos minutos finais.
Apatia das equipes levou aos pênaltis
O Santa voltou pressionando com Mateus Anderson, que finalizou em cima de Lucas Perri. O Náutico respondeu aos 16 minutos na falta cobrada por Jean Carlos da intermediária que foi para fora. Aos 23, um chute de Mateus Anderson dentro da área tinha destino certo, mas Camutanga desviou para salvar o Timbu. No lance seguinte, Robinho bateu colocado e a bola passou perto da trave coral. Sem tanta inspiração técnica, o jogo voltou a esfriar e se encaminhou aos pênaltis.
Invasão alvirrubra
O camisa 10 Jean Carlos começou desperdiçando a primeira cobrança, mas foi o úncio que não conseguiu balançar as redes pelo Timbu. Marcaram: Hereda, Pedro Vitor, Amarildo e Júnior Tavares.
Pelo lado Coral, Alex Alves chutou para fora e Edson Ratinho parou na trave. Marcaram: Esquerdinha, Rodrigo Yuri e Marcos Martins.
Torcedores invadiram o gramado após o resultado que garantiu o Náutico na disputa pelo título Pernambuco.
Retrospecto no Pernambucano 2022
O Náutico terminou a primeira fase da competição em 2º lugar, com 17 pontos em cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe chegou à semifinal com a segunda melhor defesa do estadual e esperou pelo adversário Santa Cruz, que passou pelo Caruaru City nas quartas de finais.
O Santa Cruz se classificou em 3º com os mesmos números, mas perdeu no saldo de gols com dois a menos que o Timbu. Na sequência, bateu o Caruaru City por 3x0 em jogo único no Arruda.
Ficha de jogo
Local: Estádio dos Aflitos, Recife-PE
Competição: Campeonato Pernambucano 2022
Náutico (NAU): Lucas Perri; Hereda, Rafael Ribeiro, Camutanga, Júnior Tavares; Richard Franco (Djavan), Rhaldney (Wagninho), Jean Carlos; Leo Passos (Pedro Vitor), Robinho (Carpina) e Kieza (Amarildo). Téc: Felipe Conceição
Santa Cruz (STA): Klever; Marcos Martins, Júnior Sergipano, Alex Alves, Dudu Mandai; Gilberto, Elyeser (Rodrigo Yuri), Tarcísio (Esquerdinha), Mateus Anderson (João Henrique), Matheuzinho, Rafael Furtado (Edson Ratinho). Téc: Leston Júnior
Arbitragem: Deborah Cecília
Cartões amarelos: Rafael Furtado (STA), Marcos Martins (STA), Júnior Sergipano (STA), Klever (STA), Hereda (NAU), Richard Franco (NAU), Pedro Vitor (NAU)