Brasil: veja as jogadoras mais relevantes deste século
Formiga, Marta e Cristiane foram algumas das atletas que mais ajudaram a Seleção Brasileira neste período
Neste fim de ano acontecem os últimos compromissos da Seleção Brasileira de futebol, seja no masculino e no feminino. E dentre os principais atletas convocados, o maior destaque é a volante Formiga, 43 anos, que anunciou sua aposentadoria da seleção e, provisoriamente, vai jogar apenas por seu clube, o São Paulo. Formiga está na lista de jogadoras que mais vestiram a camisa amarelinha, e por conta disso, o LeiaJá preparou uma lista com os nomes do futebol feminino que mais defenderam a Seleção Brasileira. Confira:
Fabiana Simões
Entre as grandes jogadoras que tiveram destaque no setor defensivo, está a lateral Fabiana, que passou a ser convocada para a Seleção Brasileira ainda em 2006. Seu currículo é repleto de campanhas importantes, como a conquista da medalha de prata na Olimpíada de Pequim em 2008 e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015. A jogadora é sinônimo de jogo limpo e classe. Mesmo tendo como principal responsabilidade o setor defensivo do campo, Fabiana sempre se destacou por servir suas companheiras com longos cruzamentos na grande área. Fatores como esse fizeram a lateral se consolidar no Brasil e se tornar exemplo para outras atletas.
Cristiane
Por muitos anos a atacante foi a grande referência da Seleção Brasileira na pequena área adversária. Cristiane possui um arsenal de ferramentas ofensivas e facilidade para marcar gols de inúmeras formas, seja de bicicleta, de fora da área, ou até mesmo de letra, entre as pernas da goleira. Vale lembrar que Cristiane esteve presente em importantes campanhas, como quatro edições de Copa do Mundo (2007, 2011, 2015 e 2019). Além disso, também foram quatro participações em Olimpíadas (2004, 2008, 2012 e 2016). Ao todo, foram 17 anos vestindo a camisa da Seleção Brasileira, 147 partidas disputadas e 94 gols marcados.
Marta
A alagoana tem 35 anos e possui uma história consolidada com o futebol, em especial com a camisa amarela. Marta iniciou sua carreira ainda em 1999 e na virada do ano foi contratada pelo Vasco da Gama. Em 2002 aconteceu seu primeiro jogo pela Seleção Brasileira e, de lá para cá, a meia atacante obteve inúmeras conquistas, tanto individuais quanto coletivas. Ao todo, Marta foi eleita a melhor jogadora do mundo em seis oportunidades (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018). Mesmo atuando em diversos setores no campo ofensivo, Marta sempre mostrou classe e elegância em seu estilo de jogo. Ao todo, foram 171 jogos pelo Brasil e 116 gols marcados.
Rosana
A paulista é um dos maiores exemplos sobre o que é ser uma atleta polivalente. Sua habilidade e controle de bola foram responsáveis por tornar Rosana uma das maiores jogadoras, seja na lateral do campo, ou até mesmo no meio. Além de ser uma exímia defensora, existe um alto teor de refino em seus passes, e assim, suas companheiras de ataque passam a ter mais chances de gols. Rosana vestiu a camisa da Seleção Brasileira pela primeira vez em 1999 até 2019 e também integrou o grupo em grandes campanhas, como Copa do Mundo e Olimpíadas. Em sua reta final de carreira, Rosana disputa partidas apenas por seu clube, o Ferroviária.
Formiga
A volante é a maior referência quando o assunto é longevidade no futebol. No auge de seus 43 anos, Formiga acumulou incríveis 233 jogos pela Seleção Brasileira e 29 gols e, assim, está no topo da lista entre os jogadores mais convocados para vestir a camisa amarela, seja no âmbito feminino ou masculino. Seus primeiros passos com a seleção aconteceram em 1995, e lá para cá, foram sete Copas do Mundo (1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019). Além disso, a volante moldou toda uma geração sobre o que é ser uma defensora que joga em alto nível por tanto tempo, e apesar da idade, seu rendimento ainda chama a atenção do mundo esportivo feminino.