Unama promove debate sobre comunicação esportiva

Com mais de 15 anos na cobertura de esportes, jornalista paraense Syanne Neno apontou os desafios profissionais na passagem das crônicas do impresso para o ambiente digital

qui, 08/02/2018 - 11:42

A Universidade da Amazônia (Unama) realizou, na noite da última terça-feira (7), na unidade Ananindeua, uma palestra com a temática “Das crônicas esportivas ao dinamismo digital”, com a jornalista Syanne Neno. Na oportunidade, compareceram acadêmicos da Unama e de outras instituições de ensino superior.

Com muita descontração e interação, Syanne mostrou todas as etapas do começo da carreira dentro do meio do jornalismo esportivo paraense. Preconceito, limitação de trabalho e novas vertentes de atuação foram os principais aspectos debatidos. Os alunos que compareceram estavam atentos a cada explicação. “É muito importante ver que a juventude está curiosa. Ela quer saber como o jornalista começou. Foi muito prazeroso perceber todo esse interesse. Outra coisa que chamou atenção foi o nível das perguntas. Mostra que todos estão bem antenados”, disse Syanne Neno.

Com vasta experiência, a jornalista tem passagem por emissoras de TV, jornal impresso, material digital e comunicação institucional. Hoje, além de trabalhar em assessoria, tem o próprio canal no Youtube, chamado “Gente é Pra Brilhar”. Amante do gênero crônica, para ela é de suma importância a realização da interação entre academia e mercado de trabalho. “É superválida essa oportunidade. Acho que a Unama tem que continuar proporcionando esses momentos, porque não só os alunos ganham; nós, profissionais, também absorvemos muitas coisas boas”, destacou.

Com o início do semestre letivo, a ação serviu também para proporcionar a interação entre calouros e veteranos. Para o acadêmico do primeiro semestre de Jornalismo Josean Souza, essa troca de experiência agrega muito ao aluno que está começando no meio universitário. “A ação é um momento ímpar na minha vida. No primeiro dia dentro da universidade, como calouro, e já presenciar de perto um profissional do meio jornalístico paraense, é algo que agrega uma boa perspectiva, um leque de oportunidade. Sinto-me prestigiado por ter esse momento”, salientou.

Josean também destacou a estrutura que a Universidade da Amazônia disponibiliza aos alunos, em especial do curso de Comunicação Social. “A Unama, para mim, na área da comunicação, é a melhor universidade do Pará. A instituição, através dos seus projetos de extensão (rádio, portal e TV), consegue capacitar os alunos que passam por ela.”

A palestra “Das crônicas esportivas ao dinamismo digital” foi a primeira de uma série de ações que ocorrerão durante a semana. Nesta quarta-feira (7), a partir das 19 horas, na Unama Ananindeua, o tema debatido será “Criatividade em plataformas multimidiáticas”, com o publicitário Sidney Barra, diretor de criação da empresa Inova Brasil. O evento será realizado na sala 211. A ação e é direcionado para alunos da Unama e de outras universidades. Entrada franca.

Por Luiz Antonio Pinto.

COMENTÁRIOS dos leitores