Brasília será sede da Universíade de 2019

Capital federal desbancou Budapeste (Hungria) e Baku (Azerbaijão)

por Clauber Santana seg, 11/11/2013 - 17:23
Eric Vidal\FISU O presidente da CBDU, Luciano Cabral, Ministro do Esporte, Aldo Rebelo e o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, comemoraram a vitória Eric Vidal\FISU

O ciclo de grandes eventos que o Brasil irá receber nos próximos anos vai ser estendido. Ao invés de terminar em 2016 com a Olimpíada, agora vai encerrar apenas em 2019 com a 30° edição da Universíade. No último sábado (9), em Bruxelas (na Bélgica), a cidade de Brasília foi escolhida por unanimidade pelo Comitê Executivo da FISU (Federação Internacional de Esporte Universitário) como sede dos Jogos Universitários Mundiais. A capital federal desbancou Budapeste (Hungria) e Baku (Azerbaijão) na disputa.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foi uma das autoridades brasileiras presentes no evento e comemorou o resultado. “Vamos trabalhar duro para superar todas as expectativas da FISU e da juventude brasileira. Tenho certeza que o Brasil e a Rússia (sede em 2013) irão realizar as melhores Universíades da história”, afirmou.

A Universíade de 2019 deverá ser realizada no inicio de julho e vai contar com uma estrutura de 22 locais de competições. Brasília deve receber mais de dez mil atletas de 150 países em 15 modalidades: atletismo, basquete, esgrima, futebol, ginástica artística e rítmica, judô, natação, polo aquático, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco e vôlei, além de três modalidades opcionais escolhidas por cada cidade-sede, no caso do Brasil serão o triatlo, futebol de praia e vôlei de praia.

Esta será a segunda vez que o Brasil vai receber a competição universitária. Em 1963, em Porto Alegre, aconteceu a primeira e única edição dos Jogos no continente Sul-Americano.

Campeonato Mundial Universitário de Futsal

Pouco antes do anúncio de Brasília, outra cidade do Centro-Oeste brasileiro foi escolhida para realizar a 15° edição do Campeonato Mundial Universitário de futsal. Em 2016, Goiânia vai receber a competição pela primeira vez.

COMENTÁRIOS dos leitores