12ª edição do Virtuosi Gravatá terá concertos gratuitos
Apresentações serão realizadas de 18 a 21 de agosto
O ano de 2022 é de retomada para o Virtuosi. Com edições de sucesso no Recife (maio) e em Garanhuns (julho), após dois anos de isolamento social, Gravatá é a próxima parada do evento que leva à população a boa música erudita, com apresentações gratuitas. De 18 a 21 de agosto, o 12º Virtuosi Gravatá apresenta concertos na Igreja Matriz de Sant'Ana.
Homenageado em todas as cidades por onde passou o festival este ano, o maestro Rafael Garcia, criador do Virtuosi, falecido em outubro do ano passado, será mais uma vez reverenciado. "Já avalio trocar o nome do festival de Virtuosi para Rafael Garcia", brinca Ana Lúcia Altino, cocriadora do evento em 1998 com o maestro, com quem foi casada por mais de cinco décadas.
Este ano, ela assumiu na totalidade a direção do festival. "Foi uma grata surpresa da Prefeitura de Gravatá a realização do 12º Virtuosi ainda em 2022 na cidade. Será uma programação mais enxuta, mas belíssima", diz Ana Lúcia, citando a participação do pianista paulista Lucas Thomazinho, da harpista carioca Cristina Braga, do pianista natural de Gravatá Luis Felipe de Oliveira, do tenor Edson Cordeiro com a Orquestra Jovem de Pernambuco, e do grupo recifense Flauta de Bloco.
"É com muita alegria que realizamos a 12ª edição do Festival Virtuosi Gravatá, retomando a tradição iniciada pelo maestro Rafael Garcia e mantida por sua esposa, Ana Lúcia Altino, e filhos. A arte tem que ser celebrada e perpetuada e aqui, em nossa cidade, a arte importa e será sempre valorizada em nossa gestão", pontua o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.
Confira a programação
Dia 18 (abertura)
19h30 - Lucas Thomazinho, piano
Dia 19
19h30 - Cristina Braga, harpa
Dia 20
11h - Luis Felipe de Oliveira, piano
20h30 - Orquestra Jovem de Pernambuco - Edson Cordeiro e Nilson Galvão, regente
Dia 21
11h - Flauta de Bloco
*Da assessoria