19 de abril: celebração indígena nas redes

Confira onde assistir a documentários, programas especiais e séries sobre as causas dos povos originários do país

por Paula Brasileiro seg, 19/04/2021 - 10:12
Divulgação/Pedro Marquez Entre as opções está um debate sobre o filme 'A última floresta'. Divulgação/Pedro Marquez

Nesta segunda (19), o Dia do Índio será marcado por diversas atividades online. Filmes, documentários, podcasts e programas especiais serão exibidos, em diversos canais, falando sobre representatividade, protagonismo indígena e a urgência das causas relacionadas aos povos originários. 

Confira as opções.

LeiaJá também

--> 10 artistas indígenas que você precisa colocar na sua playlist

--> TV Globo exibe especial feito por indígenas, nesta segunda (19)

Aldeia360

O projeto promove uma visita virtual à terra indígena de Jaraguá, no noroeste da cidade de São Paulo onde estão mais de mil indígenas da etnia Guarani Mbya.

A última floresta

O documentário de Luiz Bolognesi sobre um grupo Yanomami isolado, é tema de debate nesta segunda (19), às 19h30, no YouTube do Instituto Socioambiental. Além do diretor, participam da conversa três líderes indígenas: o xamã e roteirista do filme Davi Kopenawa, Sonia Guajajara e o ambientalista e escritor Ailton Krenak.

Xingu: terra marcada

O podcast do Instituto Moreira Salles (IMS) traz depoimentos de antropólogos, pesquisadores e líderes indígenas, em cinco episódios que falam sobre a história da região e os desafios Parque Indígena do Xingu. O programa está disponível no site da Rádio Batuta, a rádio de online do IMS, e no Spotify, entre outras plataformas de podcasts.

SescTV

A SescTv exibe, durante todo o mês de abril, séries e documentários sobre a causa indígena. Entre eles, o inédito Kunhangue Arandu — A sabedoria das mulheres, de Cristina Flória e Alberto Alvares, disponível a partir desta segunda (19), com acesso gratuito.





 

COMENTÁRIOS dos leitores