Fundaj lança Cinema em Casa com exibição de sessões na web

Projeto será lançado on-line a partir da próxima terça-feira (20)

sab, 17/04/2021 - 15:27
Divulgação . Divulgação

O Cinema da Fundação lança, a partir da próxima terça-feira (20), sessões on-line gratuitas no seu portal. O Cinema em Casa traz uma programação semanal de três longas-metragens, exibidos de terça a domingo, no site oficial do projeto. Essa é mais uma atividade criada para atender ao público enquanto as salas de exibição estão fechadas por conta da pandemia da Covid-19.

"Estamos num momento em que o distanciamento social é imprescindível. Então oferecemos uma programação de qualidade para ser acessada de casa. A prioridade é segurança do público e da nossa equipe", diz Ana Farache, coordenadora do Cinema e da Cinemateca Pernambucana da Fundaj. Os filmes ficarão disponíveis das 19h às 23h59, apenas no dia das suas exibições, conforme a programação. Semanalmente será divulgada uma nova grade de filmes, nas mídias do cinema.

O Cinema em Casa tem início com a Mostra Meu Primeiro Longa. A seleção reúne os primeiros trabalhos realizados por cineastas brasileiros, muitas vezes raros e inacessíveis ao público. O documentário Estradeiros (2011), que marca a estreia da dupla de pernambucanos Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira na direção, será o primeiro filme a ser disponibilizado on-line. A programação segue com O Grão (2007), do cearense Petrus Cariry, e Depois da Chuva (2013), dos baianos Cláudio Marques e Marília Hughes.

"Todo primeiro longa-metragem traz em si uma aura de encantamento que marca a vida futura de todos os cineastas. Como se fosse uma espécie de carta de apresentação na qual novos artistas pedem passagem para serem vistos e reconhecidos. Nesta pequena seleção de ‘operas primas’, cineastas de vários estados brasileiros apontam caminhos estéticos em que a experiência do fazer cinematográfico é eminentemente coletiva", explica Ernesto Barros, curador do Cinema da Fundação.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores