Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Raquel Lyra tenta se firmar como líder no interior

Aldo Vilelasex, 29/12/2017 - 10:28

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, fala hoje para toda a imprensa logo mais às 12h30, na sala de monitoramento da sede da Prefeitura do município. Com isso Raquel quer marcar terreno e in formar a imprensa como foi o primeiro ano da sua gestão no comando daquela que é a maior cidade do interior. A Prefeitura de Olinda organizou um esquema de trânsito, segurança e mobilidade para a festa da chegada de 2018. A Operação Réveillon tem início a partir da manhã deste domingo (31), com reforço no policiamento, interdição das principais avenidas e, ainda, a ampliação do trabalho de limpeza, deixando a cidade nos trinques. Para quem vem participar da virada na orla, junto com amigos e familiares, é importante ficar atento aos pontos de embarque e desembarque, assim como as rotas alternativas, evitando perder qualquer detalhe da grandiosa queima de fogos e das apresentações musicais. Raquel em cima de ações na cidade como acima citada procura se firmar como uma puxadora de votos para o próximo candidato ao governo de Pernambuco.

Olinda e o carnaval de fim de ano

O prefeito Lupércio marca terreno também tentando fazer um esquema gigante de final de ano na cidade. A partir das 8h, quatro pontos de bloqueios fixos e dois móveis começam a tomar conta das vias que dão acesso à orla de Olinda, sendo finalizados a partir das 5h do dia 1º de janeiro.

Mais

O trecho vai da Rua Alcina Coelho de Carvalho até a Joana D’Arc, em Casa Caiada. O tráfego também ficará interrompido com manilhas de concreto em trechos da Avenida Ministro Marcos Freire, próximo ao colégio Dom, em frente às ruas Alcina Coelho de Carvalho, Caetano Ribeiro, Carlos Nigro e próximo ao Habib’s, em frente à Rua Joana D’arc.

Bloqueios

Já os bloqueios móveis poderão dar acesso temporário para orla, sendo marcados por cones de sinalização, nas ruas Carlos Moreira Leite e Thomaz Antônio Guimarães, próximo a Avenida José Augusto Moreira.

Mais ações de transportes

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito reforça que apenas os veículos de moradores, portando comprovante de residência, poderão ter o acesso liberado. A regra vale também para quem se inscreveu para a instalação de toldos na praia.

Esquema de toldos

Quem desejar abastecer os toldos com alimentos e bebidas deverá fazer isto até 19h, com permanência de uma hora para descarregar os produtos e materiais. Em todo o circuito, um efetivo de 15 agentes de trânsito estará a postos, cobrindo os trajetos a pé e também motorizados. Os profissionais também vão orientar pedestres e motoristas quanto as melhores rotas. Vale lembrar que a queima de fogos vai acontecer, a partir da meia-noite, em três pontos: em frente à Igreja do Carmo, Praia do Quartel e Colégio Dom.

Segurança 

No quesito segurança, a Operação Réveillon em Olinda vai contar com o reforço de 45 policiais militares e 35 guardas municipais. Na Avenida Ministro Marcos Freire, será instalada uma Base Comunitária Móvel de Videomonitoramento, na altura do Colégio Dom. A BCMV possui três estações de acompanhamento e nove câmeras de alta tecnologia acopladas, trazendo mais tranquilidade para quem vem participar da festa. Além disso, duas Viaturas da Guarda Municipal e duas motocicletas estarão realizando patrulhamento preventivo e em contato com o efetivo da PM.

Limpeza

Para garantir que a cidade permaneça nos trinques, antes e depois da festa de Réveillon, a Secretaria de Serviços Públicos também reforçou o número de equipes. Desde o início da semana, os profissionais atuam no recolhimento do lixo, varrição e lavagem das ruas e calçadas. Na orla, principal palco da festividade, o trabalho também vai se estender na faixa de areia, deixando o ambiente sempre convidativo para os moradores e visitantes.

Ano novo limpeza nova

No pós-festa, a partir das 5h30 de 1º de janeiro, haverá um novo mutirão de limpeza. O apelo de conscientização permanece para que a população evite descartar no chão as garrafas, alimentos, sacos, latas e todo tipo de material. Quem puder trazer o seu próprio saquinho e ao final recolher o que for utilizado, estará contribuindo para o meio ambiente, construindo uma Olinda cada vez melhor.

Unidade de Saúde de Noronha reinaugurada

Amanhã, dia 30, será entregue a comunidade a nova sede da Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos – USF. O prédio passou por uma requalificação na estrutura física e será capaz de ofertar serviços com maior resolutividade aos moradores. A reinauguração do espaço é mais um dos grandes feitos do Governo do Estado por meio da Administração Distrital de Fernando de Noronha.

Dinheiro

Foram investidos cerca de R$ 1.400.000,00 na obra. A USF é responsável pela prevenção e promoção da saúde de todos os moradores de Fernando de Noronha.

Reforma

Vai melhorar o uso do imóvel e a otimização no atendimento à população nos serviços prestados no local. Foram ampliados o número de consultórios, implantadas salas de procedimentos, psicologia, farmácia, odontologia, fonoaudiologia, nebulização, ginásio terapêutico e um moderno espaço para vacinação e recepção dos pacientes. Na área externa foi construído estacionamento, espaço de convivência e paisagismo. No espaço, integrado ao PSF, também funcionarão o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, com uma equipe que dará suporte aos profissionais do Posto de Saúde e a assistência farmacêutica com a disposição de medicamentos.

Patriota comemora boa avaliação

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, recebeu com muita alegria o resultado da Pesquisa Múltipla, realizada nos últimos dias 22 e 23 de dezembro, que registrou um índice altíssimo de aprovação popular de sua gestão: 87,2%.

Crise não bate em Afogados da Ingazeira

Em tempos de crise, com baixas arrecadações e diminuição nos repasses de FPM, a esmagadora maioria de Estados e Municípios vivenciam um verdadeiro caos em suas respectivas administrações, basta ver o noticiário. Nesse contexto, uma aprovação de 87,2% deve ser mais do que comemorada, fruto de um trabalho sério e dedicação contínua à gestão pública.

Informações da pesquisa 

A pesquisa foi realizada dias 22 e 23 de dezembro. A amostra foi composta por 250 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no município de Afogados da Ingazeira e distribuída da seguinte forma: Cidade 77,6% e área rural (povoados) 22,4%. O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 6,0%.

Mendonça Filho assina portaria que reajusta em 6,81% piso salarial dos professores

 

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou nesta quinta-feira, 28, portaria com aumento de 6,81% para o piso salarial dos professores para 2018. O índice, anunciado pelo Ministério da Educação, é 4,01% acima da inflação prevista para este ano, que é de 2,8%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), divulgado na última semana pelo Banco Central (BC). Com isso, o piso nacional do magistério tem um ganho real de 3,90% e um salário de R$ 2.455,35, para jornada de 40 horas semanais.

COMENTÁRIOS dos leitores