Recife oferta mais de 22 mil vagas para alunos novatos
O processo matrícula na rede municipal de ensino tem início na terça-feira, 7 de novembro
A Secretaria municipal de Educação do Recife detalhou, nesta segunda-feira (6), como funcionará o processo de matrícula na rede para alunos novatos. Ao todos, o município vai ofertar mais de 22 mil vagas, distribuídas para as etapas da Educação Infantil (11.271), Ensino Fundamental séries iniciais (6.427), Ensino Fundamental séries finais (1.339) e Educação de Jovens e Adultos - EJA (3.341). O quantitativo, de acordo com o secretário municipal de Educação, Fred Amancio, representa um aumento de 3.994 vagas em comparação com 2022.
O responsável pela pasta salienta que o processo de matrícula não é destinado aos alunos da rede municipal de ensino. Para esse público, segundo o secretário, as "vagas para 2024 estão garantidas".
No cronograma divulgado pela Seduc, o período de matrícula de estudantes novatos tem início na terça-feira (7), a partir das 8h, através do site Matrícula Online, e segue até, às 23h59, de 7 de dezembro. Além do endereço eletrônico, os responsáveis também podem realizar o procedimento através do site da Secretaria de Educação do Recife e aplicativo Conecta Recife. Assim como no ano anterior, as vagas disponibilizadas serão preenchidas seguindo os seguintes critérios:
- Ensino Fundamental e EJA: possuir irmão na mesma escola e família estar cadastrada no CadÚnico;
- Educação Infantil: estar sob guarda de instituição de acolhimento, estar cadastrado no CadÚnico (extrema pobreza ou pobreza), ser filho(a) de mãe adolescente, possuir irmão na mesma escola ou ser estudante com deficiência.
Etapas da Matrícula
1ª etapa (cadastro pela internet)
Início: 7 de novembro
Final: 7 de dezembro
2ª etapa (confirmação das vagas atribuídas)
Início: 8 de dezembro
Final: 3 de janeiro de 2024
3ª etapa (efetivação da matrícula na escola)
Início: 4 de janeiro 2024
Final: 15 de janeiro 2024
Polos de apoio e caravanas itinerantes
O processo de matrícula para alunos novatos na rede municipal, ano letivo de 2024, contará com caravana de matrícula itinerante e polos de apoio descentralizados pela capital pernambucana e presença de Agentes de Apoio de Matrícula e tablets.
Ao todo, são 12 polos de apoio especial, localizados na Prefeitura do Recife, Compaz Ariano Suassuna, Compaz Dom Helder Câmara, Compaz Eduardo Campos, Compaz Miguel Arraes, Escola Municipal em tempo integral Reitor João Alfredo, Escola Municipal Mário Melo, Escola Municipal Karla Patrícia, Escola Municipal em tempo integral Maria Sampaio, Escola Municipal Santa Luzia, Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima e Escola Municipal Diácono Abel Gueiros.
Para ter acesso aos espaços de apoio, de acordo com o secretário municipal de Educação, Fred Amancio, não será necessário agendamento prévio. O funcionamento dos locais será de segunda a sexta, das 7h às 17h30.
Novidades
Em 2022, muitos pais e responsáveis apontaram dificuldades em saber o quantitativo de vagas ofertadas por escola. Nessa edição, será disponibilizada uma tabela com as opções oferecidas pelas instituições municipais, por etapa educacional e turma. Além disso, a Seduc reforça que em 2023 será exigido o CPF do estudante.
A secretaria também não descarta uma nova abertura de matrículas, no dia 15 de janeiro, para vagas remanescentes, ou seja, as que não foram preenchidas nesse primeiro momento. Mais uma vez, a seleção contará com lista de espera que, como aponta Fred Amancio, é acompanhada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).