Servidores públicos federais anunciam greve
Paralisação está prevista para a quarta-feira (23)
A greve geral dos servidores públicos federais terá início a partir de quarta-feira (23), anunciaram a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). A paralisação seguirá por tempo indeterminado.
Entre as reivindicações, os movimentos buscam reajuste emergencial de 19,99%, referente às perdas salariais dos últimos três anos, arquivamento da PEC 32, a chamada reforma administrativa, e a revogação da Emenda Constitucional do teto de gastos.
A decisão de greve foi tomada após o governo federal negar diálogo com as entidades, durante manifestação na quarta-feira (16), onde servidores públicos de todas as regiões do país ocuparam a Esplanada dos Ministérios. Na ocasião, eles reivindicavam melhores condições de trabalho e atendimento da pauta protocolada em janeiro.
Como protesto, além da greve geral marcada para o dia 23 de março, serão realizadas vigílias diárias em frente ao Ministério da Economia até o dia da paralisação. A Fenasps orienta a categoria para que se organizem por meio de Comandos Estaduais de Greve, contemplando trabalhadores em atividades presenciais e remotas.