Disciplina e leituras abrem a porta para boa nota no Enem

Candidatos aprovados nas universidades federais do Pará e de São Paulo apontam os caminhos para alcançar pontuação alta na redação

sex, 04/03/2022 - 10:34

As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgadas na noite de quarta-feira (9 de fevereiro) e a seleção das instituições públicas, na quarta-feira (23) e na quinta-feira (24). Em Belém, candidatos aprovados comemoraram a conquista e apontaram os caminhos para uma boa classificação: foco, disciplina e muita leitura.

A prova do Enem é realizada em dois domingos. Nesse último ano, ocorreu nos dias 9 e 16 de janeiro. O tema da redação, sempre temida, foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania".

Para os candidatos que se preparam durante todo o ano, a redação é o momento mais esperado. Como o tema só é conhecido na hora do exame, é comum que os alunos fiquem apreensivos e nervosos por terem que elaborar um texto sobre um assunto totalmente desconhecido.

Embed:

A candidata Ana Luiza Lauve, 18 anos, aprovada em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tirou 960 na redação do Enem deste ano. “Eu treinei a redação este ano por saber deste peso. A redação te ajuda a conquistar vagas em outros Estados, como foi o meu caso. Consegui uma vaga na UNIFESP e na UFPA”, diz a candidata.

A estudante chegou a fazer o Enem nos anos anteriores para conhecer melhor a prova, e diz que o hábito da leitura foi o diferencial para a sua aprovação. “Eu comecei a ler mais no último ano, e com a minha leitura passei a ter mais conhecimento com palavras que eu não conhecia. Essa pesquisa me ajudou a ter mais segurança na hora da prova e da redação”, conta Ana Luiza.

Aluízio Ramos, de 30 anos, tirou 940 na redação do Enem, e foi aprovado em Medicina pela Universidade Federal do Pará. Ele conta sobre o planejamento que teve desde o início do ano e como venceu os obstáculos para obter uma excelente nota na prova.

“Rever as matérias do ensino médio e fazer uma lista das disciplinas que eu mais tinha dificuldade. Sou formado em outro curso tem 10 anos, então eu teria que rever todo o ensino médio. Química, Física, Biologia, Matemática e a redação foram meus focos, não deixando de estudar as outras disciplinas”, diz.

Em 2020, o estudante fez a prova do vestibular para testar seu conhecimento e colocar em pratica as técnicas planejadas no decorrer do ano. No ano seguinte, usou as mesmas metodologias para obter um bom rendimento no Enem de 2021.

O calouro estudava de segunda a sexta, duas vezes ao dia, e se necessário aos finais de semana. Aluízio afirmou que aos domingos produzia uma redação com um tema disponibilizado pela plataforma de que era assinante.

Para ir bem na prova, algumas dicas são fundamentais: uma boa leitura e principalmente um bom preparo durante todo o ano. “Ter foco, disciplina, planejamento, assistir aulas de professores que lhe incentivem e estar próximo de pessoas que te apoiem. Ser sincero consigo mesmo. Se estiver cansado, pare e tenha um descanso para que possa absorver todo conhecimento adquirido no dia e depois volte a estudar”, diz Aluízio.

Por Amanda Martins (sob orientação e acompanhamento de Antonio Carlos Pimentel).

COMENTÁRIOS dos leitores