Estudantes barram reitor do IFRN indicado pelo MEC

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, ignorou as eleições do instituto e publicou uma portaria para escolher seu próprio reitor

por Victor Gouveia ter, 21/04/2020 - 13:40

Professores e alunos bloquearam a entrada do novo reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), nessa segunda-feira (20). Eles apontam que a nomeação é fruto de motivação política. Mesmo sem participar das eleições para o cargo, o professor Josué de Oliveira Moreira, filiado ao PSL desde 2018, foi indicado pelo ministro da Educação Abraham Weintraub.

Aos gritos de "fora golpista", o grupo de manifestantes proibiu o acesso de Josué Moreira ao prédio da reitoria. Em 2016, ele teve pouco mais de 1% dos votos e foi derrotado nas eleições para a Prefeitura do município de Mossoró, quando integrava o Partido Social Democrata Cristão (PSDC). Dois anos depois, buscou novos ares e filiou-se ao Partido Social Liberal (PSL), ao qual o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fazia parte.

Para alçar ao cargo de reitor do IFRN, Moreira só precisou de um 'empurrãozinho' de Weintraub. O ministro ignorou o resultado democrático das eleições ocorridas em dezembro de 2019. O pleito foi vencido pelo professor José Arnóbio de Araújo Filho, atual diretor geral do campus do IFRN Central, com 48,25% dos votos válidos.

A posse estava agendada para esta segunda-feira (20), no entanto, Weintraub manobrou ao publicar uma portaria na edição da sexta-feira (17) do Diário Oficial da União oficializando Moreira como o novo reitor. "Para a nossa surpresa, hoje pela manhã eu vejo que o reitor eleito não ia tomar posse e que eles iam colocar um interventor à frente da instituição [...] esse processo vai ser judicializado, porque é descabida uma ação autoritária como essa que aconteceu com o IFRN”, afirmou José Arnóbio ao G1.

O Ministério da Educação defende a entrada de Moreira ao apontar que José Arnóbio passou a ser alvo de um Processo Administrativo Disciplinar durante o processo eleitoral. Até que o caso seja apurado e devidamente resolvido, Moreira foi designado como reitor "pro tempore" -interino.

COMENTÁRIOS dos leitores