Estudante é aprovado para o curso errado no Sisu

A falha impediu que Lucas Alexsandro entre no curso que queria e tinha nota para passar

por Lara Tôrres qua, 29/01/2020 - 19:07
Camilla de Assis/LeiaJáImagens/Arquivo . Camilla de Assis/LeiaJáImagens/Arquivo

O estudante Lucas Alexsandro fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 com a pretensão de ocupar uma vaga do curso de Engenharia da Computação no Instituto Federal do Ceará (IFCE), no campus Fortaleza, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No entanto, ao receber o resultado, o jovem foi surpreendido com a aprovação para um curso que não escolheu, em outra cidade. 

O LeiaJá procurou o Ministério da Educação (MEC), que até o momento da publicação desta matéria não havia respondido aos questionamentos encaminhados. Lucas afirma que escolheu na segunda opção de curso também optou pelo curso de engenharia da computação em Fortaleza, na Universidade do Ceará (UFC), mas foi aprovado como primeira opção de curso para Engenharia de Aquicultura no campus do IFCE em Aracati, a 150 km da capital. 

"O IFCE de Fortaleza sempre foi minha primeira opção. Desde o primeiro dia deixei configurado como IFCE na primeira e na segunda Engenharia de Computação na UFC", explica Lucas. O estudante conta que fez poucas mudanças de opção de curso ao longo do período de inscrições do Sisu. "Eu fiz alguns testes para ver a nota em outros cursos, mas somente na segunda opção e nunca na primeira", disse o jovem ao site de notícias G1. 

O jovem também afirma que, caso não tivesse havido nenhum erro, conseguiria sua aprovação. "Eu tinha nota para passar em Engenharia de Computação no IFCE. Tirei 879,54, maior que a nota mínima", disse ele. 

A servidora pública Adriana Hellen, mãe do estudante, disse que a família está tentando resolver o problema para garantir que o filho possa ingressar no curso correto. “Já registramos reclamação. Estamos em contato com a escola em que ele estudou para saber como devemos prosseguir. Como ele passou na primeira opção, que não escolheu, não conseguiu ser selecionado para a segunda opção, na UFC, mesmo com nota suficiente". 

LeiaJá também

--> Estudantes relatam erro na lista de espera do Sisu

--> MPF detecta erro em oferta de vagas no Sisu

--> Estudantes aprovados no Sisu já podem se matricular

COMENTÁRIOS dos leitores