Eleições para novo reitor da UFPE acontecem nesta quarta
Estudantes, docentes e funcionários da UFPE podem votar nos três campi da universidade
As eleições para o novo reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão acontecendo em todos os campi da instituição nesta quarta-feira (29). Um dos locais mais movimentados para a votação é o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no Campus Recife, no bairro da Cidade Universitária. As votações ocorrem até às 21h para docentes, estudantes e demais servidores.
O atual reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, votou no início da manhã. O candidato à reeleição está confiante com as votações e encara de forma positiva os resultados. “A universidade está vivendo um momento histórico. Estou confiante com o trabalho realizado”, disse. Sobre o futuro, Brasileiro pretende investir mais nas graduações e pós-graduações. “Quero investir na formação e ampliar a qualidade de vida acadêmica”, finalizou.
O estudante de engenharia civil, Antônio Carlos, de 21 anos, afirmou estar escolhendo um candidato apenas por indicação. “Sou novo aqui na universidade e não conheço muito bem os candidatos. Estou votando porque meus colegas indicaram.”, explicou. Sobre os problemas que a universidade vem enfretando, o jovem disse que a segurança é o pior deles. “Muitos amigos meus já foram assaltados enquanto esperavam o ônibus”, finalizou.
Já o professor de geologia, Evenildo de Melo, está votando em um candidato específico, mas acha que são muitos postulantes para poucas ideias elaboradas. “A eleição não deve trazer muitas mudanças para a sociedade, mas talvez para os jovens criarem mais suas mobilizações políticas”, disse. Além de Anísio Brasileiro, os candidatos à Reitoria da UFPE são Daniel Rodrigues, Diogo Simões, Edilson Fernandes e Maria José Luna.
Com informações de Jorge Cosme