Novo vírus para Android infectou 21 milhões de aparelhos

Vírus, chamado ExpensiveWall, se escondia em aplicativos que prometem oferecer ao usuário papéis de parede

por Nathália Guimarães qui, 14/09/2017 - 12:16
Reprodução ExpensiveWall afetou pelo menos 50 aplicativos Reprodução

Pesquisadores da empresa de software Check Point emitiram um alerta, nesta quinta-feira (14), sobre um malware que circulou recentemente na Google Play e conseguiu infectar mais de 21 milhões de dispositivos com Android. Apelidado de ExpensiveWall, o vírus se escondia em aplicativos que prometem oferecer ao usuário papéis de parede. As informações são da revista Forbes.

Segundo os pesquisadores, os apps infectados enviaram mensagens de SMS fraudulentas e cobraram os donos dos aparelhos por serviços falsos. No último surto detectado pela Check Point, o ExpensiveWall afetou pelo menos 50 aplicativos, que juntos foram baixados entre 1 milhão e 4,2 milhões de vezes.

Uma amostra anterior do malware, descoberta pela McAfee, também foi instalada milhões de vezes, levando o número total de vítimas a algum lugar entre 5,9 milhões e 21,1 milhões. O Google não se posicionou oficialmente sobre o caso.

O ExpensiveWall não apenas rouba o dinheiro das pessoas, mas também tem acesso aos dados do dispositivo infectado, incluindo localização e endereço IP. Também poderia forçar os usuários a clicar em anúncios online, outro esquema dos hackers para conseguir dinheiro.

A Check Point informou que revelou suas descobertas para o Google em 7 de agosto e logo em seguida a empresa removeu os aplicativos maliciosos da Google Play.

LeiaJá também

--> Samsung quer lançar smartphone com tela dobrável em 2018

COMENTÁRIOS dos leitores