Rodoviários fecham vias em protesto no Centro do Recife

Rua do Riachuelo e Avenida Guararapes com trânsito bloqueado por melhores condições de trabalho e segurança

por Naiane Nascimento qui, 14/09/2017 - 11:32

Por volta das 10h40 desta quinta-feira (14), um grupo de rodoviários fechou duas vias no Centro do Recife. O intuito da categoria é pedir por melhores condições de trabalho e mais segurança dentro dos coletivos diante do número de assaltos já superior a 2.700 desde o início do ano. Os trabalhadores interditarão a Rua da Aurora e as avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes até as 12h.

De acordo com Alexandre Simplício, um dos apoiadores do sindicato, este é um protesto-relâmpago e tem a intenção de chamar atenção para “a falta de condições de trabalho para os operadores de BRT [operadores de catraca]”. Ele detalha que “esses profissionais não têm lugar para fazerem suas necessidades fisiológicas por cerca de seis a sete horas”. Além disso, Simplício frisa que o protesto também é uma resposta à Urbana-PE. “O presidente Fernando Bandeira diz que não está tendo assalto nos BRTs e isso é uma grande falácia dele e a gente tem como provar que tem, sim”, comenta.

Tony Nascimento, funcionário do Sindicato, indicou que a categoria já participou de cerca de cinco fóruns. “Além disso, já enviamos diversos ofícios às autoridades pedindo nossas reivindicações. Um grande exemplo é o terminal Piracicaba que já estivemos lá com o Grande Recife para mudá-lo, mas não conseguimos. Já conseguimos mudar o terminal da UR-05 porque lá era registrado um grande número de assaltos”.

Nascimento denuncia o desencontro dos números de registro apresentados pela Secretaria de Defesa Social. “Quando a gente vai confrontar com os números do governo, eles não batem, para eles, o número de assaltos está chegando a mil agora, mas nós já registramos mais de 2.700 ocorrências. A gente vai ao local onde acontecem os assaltos para fazerem a contagem”. Ainda, diante desse cenário, ele alega que “em conversas informais com policiais, eles concordam com a nossa estatística de assaltos e nosso pedido por mais segurança”. 

Por conta da paralisação dos coletivos, o trânsito na Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Rua do Sol e transversais da Rua do Riachuelo estão com trânsito de complicado a parado. Passageiros prescisaram deixar os coletivos e seguirem a pé. O fim do protesto está marcado para as 12h. 

*Com informações de Eduarda Esteves

COMENTÁRIOS dos leitores