Melk Zda

Melk Zda

Inspiração e Criação

Perfil: Estilista, artista plástico, designer, fotógrafo, ilustrador e o mais importante, pensador ...

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Ser ou não ser conceitual eis a questão

Melk Zdadom, 16/10/2011 - 10:44

Os  alunos de moda  aprendem a desenvolver seu lado criativo e conceitual por anos , mas quando chegam ao mercado se deparam com o grande dilema , ‘’ser ou não ser conceitual ‘’. 

O conceitual que me refiro é quando o produto ainda não é totalmente um produto ,  não ultrapassou a fronteira do sonho e da arte , por isso nem sempre é de fácil compreensão e desejo pelo grande publico .

O conceitual na ‘’maioria’’ das vezes não foi planejado para ser reproduzido  , é uma idéia em toda sua força quase experimental , que depois pode ou não ser diluído em produtos mais simples .

É prazeroso criar uma roupa  com alma mas infelizmente para sustentar esse sonho é preciso grana ...venda ..business. 

Ate por que  venda é a confirmação que seu produto  foi aceito, desejado a ponto de alguém desembolsar uma grana para telo. 

E como sabemos conceitual não vende .

Para sobreviver neste mercado competitivo o estilista tem que aprender a usar o conceito a seu favor.

A junção de uma roupa bem feita com o conceito bem ‘’dosado’’ pode ser  um grande  diferencial  no mercado atual , que esta abarrotado de produtos copiados .

O segredo esta no equilíbrio , coisa que venho tentando fazer nos últimos anos.


Pilotagens

Melk Zdaseg, 03/10/2011 - 11:12

Depois de passar um bom tempo acumulando informações é hora de processá-las , ou melhor escolher o que seria interessante para o momento , o tão comentado "desejo".

Neste peneirão de idéias , o que fica de fora não é descartado , apenas arquivado para um talvez futuro próximo.

Escolhido em que universo vai ficar a coleção , tento ser o mais direcionado possível .

Cartela de cor , modelagem  e matéria prima .

Os desenhos da coleção são aprimorados e acompanhados com testes de modelagem , por que nem sempre é possível fazer o que foi desenhado.

Uso muita moulage para criar novas formas e depois que consigo o efeito desejado encaminho para modelista. Assim é criado um protótipo , um teste para ver o caimento e plástica da roupa .

Neste momento escolhemos o tecido a ser usado , a textura mais interessante,  os aviamentos definitivos . 

Nasce assim a peça piloto que serve para uma futura reprodução , deixamos todo processo registrado em uma ficha técnica .

Mas o conceito fica onde?

Na próxima respondo .


Creative Process

Melk Zdaseg, 19/09/2011 - 11:30

Sempre me perguntam como acontece meu processo criativo. Engraçado que não é algo pontual e programado. Claro que tenho  prazos e costumo ser especifico no que preciso conhecer. Mas gosto de pesquisas constantes aparentemente descompromissadas, criando naturalmente um banco de dados para pesquisas futuras. Um bom filme, imagens, musica, pessoas, lugares, livros, as artes. Tudo pode ser inspirador.

Geralmente quando é uma nova experiência o resultado é mais positivo. Descobrir um novo escultor, como fez a peça, materiais usados e como posso fazer. Sentir na prática o processo de outras pessoas. No momento estou descobrindo esculturas de argila , estudos que já serão aproveitados para nova coleção inverno 2012.

A câmera fotográfica sempre ajuda. A sua rapidez facilita captar imagens no momento certo. Porque imagens têm que ser capturadas no momento da emoção, porque depois ela não será tão intensa , se torna um ato preguiçoso.

Uma coisa que também ajuda é o famoso moleskine, sempre no bolso gosto de desenhar detalhes. Serve também para colar tecidos, testes de textura e bordados. Quase um diário pré adolescente .

Aprendi com o tempo a criar meio que uma biblioteca de imagens e informações e a net tem facilitado muito isso. Uso o tumbler para troca de imagens e posto em blogs pesquisas que podem ser interessante para outros. Muita coisa pode ser conferida em meu blog.

Como transformo as informações em roupa? Fica para o próximo post.


Mel azedo

Melk Zdaqui, 08/09/2011 - 14:16

Trabalho com moda desde 2005 e faço parte do calendário oficial da moda brasileira, desfilando no Fashion Rio há 11 temporadas .
 
Tenho um envolvimento muito forte com artes e design, o que serve de alimento  para meu trabalho experimental e autoral.

Esta coluna não tem como objetivo mostrar tendências ou dar dicas de que roupa usar para casamento de um amigo, coisa que as revistas, sites e blogs já fazem muito bem, mas a principal função seria exercitar o pensar e o olhar em busca do novo, ou simplesmente editar de uma outra forma o passado.

Claro que a moda sempre estará presente, mas a inspiração e a criação serão nosso  foco.

Além de pensatas semanais , postaremos vídeos e fotos para nos inspirarem.

Espero que voces gostem e participem!

Conheçam meu trabalho no
www.melkzda.com
www.z-da.blogspot.com