Eduardo Cavalcanti

Eduardo Cavalcanti

Cinematec

Perfil: Professor, Jornalista e Cineasta.

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Lino, uma animação brasileira cheia de referências

Eduardo Cavalcantisab, 02/09/2017 - 16:21

Lino (Selton Melo) é o que poderíamos chamar de Azarado. Não daqueles que teve apenas um momento difícil... É daqueles realmente azarado, do tipo que dificilmente seria um herói em desenho animado. Mas é justamente Lino que nos conduz nesta divertida e inteligente animação brasileira, que está repleta de referências a outras animações, como Monstros S.A. e Madagascar, e até mesmo a blockbusters, como Harry Potter. 

O filme é repleto de grandes momentos, com tiradas muito boas e um humor não apelativo que agrada adultos e crianças. A história mostra as aventuras de Lino, um animador de festas infantis, que está cansado da sua vida azarada e busca mudanças. Ele enfrenta grandes e inesperados desafios na jornada, como se ver transformado em um híbrido de Gato e Ser Humano, o que só aumenta as confusões da sua vida.

Ele não é o único personagem marcante do filme, que também conta com um ótimo trabalho de dublagem. Seus companheiros de aventura são o Mago Don Leon (Luiz Carlos de Moraes) e uma pequena criança que entra de forma inesperada em sua vida (bem ao estilo de Boo no primeiro Monstros S.A.). E vale destacar a participação da Janine (Dira Paes), uma policial séria e comprometida, e a dupla Osmar (Lupa Mabuze) e Mellos (Leo Rabelo), dois policiais pra lá de cômica, que passam praticamente todo o filme atrás dos protagonistas. 

A diversidade é um ponto forte do trabalho, que marca um novo momento na animação brasileira. É verdade que alguns personagens se perdem um pouco, mas no geral é uma história bem amarrada e que foge dos clichês mais básicos das animações. O dilema, inclusive, é muito mais "moderno", pois envolve o lado profissional e financeiro do protagonista. 

A direção é de Rafael Ribas, que dirigiu também a animação O Grilo Feliz. A distribuição é da Fox Filmes e a estreia nos cinemas acontece no feriado de sete de setembro.

Para entrar no clima, confira o trailer oficial da animação Lino - Uma animação de Sete Vidas.    


A Bela Hermione e a Fera

Eduardo Cavalcanti sab, 18/03/2017 - 10:08
Divulgação Releitura do Clássico animado da Disney traz Emma Watson e Dan Stevens nos papéis principais Divulgação

Antes de qualquer coisa, o título não é uma crítica e sim uma homenagem. Eu sei que pode parecer aquele papo de “atriz de personagem só”, mas este não é o caso. Emma Watson está muito bem em seu primeiro trabalho para a Disney e conseguiu deixar a Hermione Granger de lado e convencer no papel.

O candelabro/mordomo Lumière e seu par românticoEsta releitura do clássico animado de 1991 é um musical encantador, com bela fotografia (sem trocadilhos) e com atuações magníficas, como a da própria Emma, do Ewan McGregor (Moulin Rouge, Star Wars, entre outros) na pele (e cera) de Lumière, Ian McKellen (O Senhor dos Anéis e X-men ) na pele de Horloge (Cogsworth, em inglês, personagem o qual ele quase dublou na animação original, mas acabou desistindo do papel) e de Josh Gad (Jobs, Frozen), fazendo um LeFou vivo e participativo que acrescentou momentos cômicos ao filme.

Também vale destacar os figurinos, como o tradicional vestido amarelo da primeira dança com a Fera, e as interpretações musicais, incluindo as novas músicas e a versão mais madura da música de Gaston.

A história é a mesma do filme original e se passa na França, curiosamente a terra natal de Emma. É importante destacar, porém, que a Bela e Fera (2017) não é mais um filme tão infantil. Ele recebeu classificação de dez anos e traz cenas mais fortes que o original e polêmicas como um personagem gay, o que gerou protestos e até ameaça de recusa de cinemas americanos e russos em exibir o filme.

Mas, no fim, o filme garante boa diversão e merece ser visto tanto pelos fãs do clássico quanto por quem nunca viu a animação original (existe alguém assim!?).

Para entrar no clima, confira o trailer e deixe seus comentários.


Animais Fantásticos e onde habitam ganha trailer final

Eduardo Cavalcanti qui, 29/09/2016 - 09:07
Divulgação Animais Fantásticos e Onde Habitam Divulgação

Para os fãs de Harry Potter e do universo bruxo criado por J.K. Rowling, ainda empolgados com o lançamento da peça de teatro A Criança Amaldiçoada (e também o livro-roteiro, um sucesso de vendas em todo o mundo) chega, em novembro, um novo filme repleto de magia e aventura: Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastic Beasts and where to find them, 2016). 

E para criar ainda mais expectativa, a Warner divugou o novo [e aparentemente último] trailer legendado. Nele vemos novas criaturas mágicas e mais detalhes da história, que conta as aventuras do bruxo magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) que viaja a Nova Yorque em uma de suas viagens para encontrar e documentar criaturas Mágicas.  Na história original de Harry Potter, Newt foi o autor do livro didático utilizado em Hogwarts e que dá nome ao filme. 

Animais Fantásticos e onde habitam marca a estreia de J.K. Rowling como roteirista e tem direção de David Yates (que já dirigiu as últimas aventuras cinematográficas de Harry Potter). No elenco, além de Eddie Redmayne, estão nomes como  Katherine Waterston, Alison Sudol, Dan Fogler e Tony Award.  O longa é produzido por David Heyman, que foi produtor dos oito filmes da franquia “Harry Potter”, J.K. Rowling, Steve Kloves, e Lionel Wigram.

Confira abaixo o trailer legendado. O lançamento de Animais Fantásticos e Onde Habitam no Brasil, pela Warner, está previsto para 17 de novembro com cópias em 3D e IMAX.


Star Trek: Sem Fronteiras ganha novo trailer

Eduardo Cavalcantiter, 24/05/2016 - 10:59
Divulgação Divulgação

Uma nova aventura a bordo da nave estelar USS Enterprise se aproxima das salas de cinema e a Paramount divulgou o segundo trailer do filme, que chega as telonas brasileiras em primeiro de setembro.

Ainda sem sinopse oficial divulgada, o filme promete muita ação e emoção com a tripulação enfrentando uma nova raça alienígena numa guerra interalática. Ao menos é isso que podemos deduzir do novo trailer, que traz os atores Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Karl Urban, John Cho, Anton Yelchin e Simon Pegg novamente nos papeis de Kirk, Spock, Uhura, McCoy, Sulu, Chekov e Scotty. 

A direção ficou por conta de Justin Lee, que assumiu a franquia depois que J. J. Abrams pulou para a "concorrência" e dirigiu o episódio VII de Star Wars. Apesar disso, Abrams continua assinando a produção do filme e da franquia. 

Confira a versão legandada do segundo trailer de Star Trek: Sem Fronteiras: 


Harrison Ford volta para mais um Indiana Jones

Eduardo Cavalcanti ter, 15/03/2016 - 15:29

Depois do estrondoso sucesso ao reviver Han Solo, em Star Wars - O despertar da Força, Harisson Ford voltará a um de seus mais emblemáticos personagens em 2019. Conforme anunciou a pouco a Disney, o quinto filme do arqueólogo Indiana Jones deve chegar aos cinemas em 19 de julho de 2019. 

O filme ainda não tem nome oficial, nem previsão para o início das filmagens, mas já confirma a retomada da parceria com Steven Spielberg, que volta na direção, e com o casal Kathleen Kennedy e Frank Marshall, que voltam na produção. 

Vale lembrar que Indiana Jones é uma das franquias mais famosas, e lucrativas, do cinema e é mais um produto com as mãos de George Lucas (assim como Star Wars). O primeiro filme, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, foi lançado em 1981 e desde então a franquia já arrecadou quase 2 bilhões de dólares só em bilheteria.  

No anúncio, o presidente dos estúdios Disney, Alan Horn, afirmou que "Indiana Jones é um dos grandes heróis da história do cinema e mal podemos esperar para o ter de volta às telas em 2019”. Confesso que, como fã da franquia, também mal consigo esperar e já estou curioso para ver as primeiras imagens da produção que devem ser divulgadas logo que as filmagens sejam iniciadas. 


Angry Birds ganha novo trailer

Eduardo Cavalcanti sex, 12/02/2016 - 13:17 Atualizado em: sex, 12/02/2016 - 20:47

A Sony Pictures divulgou um novo, e muito divertido, trailer da animação Angry Birds. Nele é possível entender um pouco melhor a história e rir muito com toda a "raiva" de Red, um pássaro com dificuldade de controlar o seu estresse, e sua turma, que inclui o veloz Chuck e o volátil Bomba. 

Neste trailer também é possível saber um pouco mais sobre o plano dos porcos e conhecer outros personagens como Mighty Eagle e Stella. 

O filme tem direção de Clay Kaytis e Fergal Reilly, e é uma adaptação do jogo Angry Birds, uma das maiores franquias mundiais do entretenimento. A animação deve chegar aos cinemas brasileiros em 12 de maio. 


Trailer de X-Men Apocalipse

Eduardo Cavalcanti sex, 11/12/2015 - 12:15

Foi lançado hoje o primeiro trailer da nova aventura cinematográfica dos mutantes, X-Men Apocalypse. A direção fica novamente por conta de Bryan Singer, que já dirigiu outros três filmes da franquia, inclusive o mais recente, Dias de um futuro esquecido, do qual Apocalipse funciona como uma continuação.

O filme tem sido muito aguardado pelos fãs, que devem se animar com as cenas de ação deste primeiro trailer, que mostra personagens os clássicos comCiclope (Tye Sheridan), Jean Grey (Sophie Turner), Noturno (Kodi Smit-McPhee), Tempestade (Alexandra Shipp) jovens, inesperientes e assustados com a descoberta de um "primeiro" mutante. 

Confira a sinopse oficial da aventura que deve chegar aos cinemas em 27 de maio de 2016 pela Fox:

Desde o início da civilização, ele era adorado como um deus. Apocalipse (Oscar Isaac), o primeiro e mais poderoso mutante do universo X-Men da Marvel, acumulou os poderes de muitos outros mutantes, tornando-se imortal e invencível. Ao acordar depois de milhares de anos, ele está desiludido com o mundo em que se encontra e recruta uma equipe de mutantes poderosos, incluindo um Magneto desanimado (Michael Fassbender), para purificar a humanidade e criar uma nova ordem mundial, sobre a qual ele reinará. Como o destino da Terra está na balança, Raven (Jennifer Lawrence), com a ajuda do Professor Xavier (James McAvoy) deve levar uma equipe de jovens X-Men para parar o seu maior inimigo e salvar a humanidade da destruição completa.

Confira o trailer legendado


He-Man e She-Ra nos cinemas em homenagem ao mês das crianças

sucesso desde os anos 80, clássicos dos personagens estarão nas telonas em outubro

Eduardo Cavalcanti qua, 16/09/2015 - 15:31

Uma dica rápida para quem gosta de He-Man, She-ra e de cinema: A PlayArte, em parceria com a Focus Filmes, vai exibir nas telonas, de 03 a 25 de outubro, episódios clássicos, na versão dublada, das séries 'He-Man e os Mestres do Universo' e de 'She-ra - A princesa do poder', que acumulam uma legião de fãs desde os anos 80.

Esta é a primeira vez que estes episódios serão exibidos em telas de cinema do Brasil e a iniciativa, em homenagem ao dia das crianças, terá ingressos com valores diferenciados, a R$15,00 (inteira) e R$7,50 (meia). Mas para conferir é preciso ir a um dos sete cinemas da Rede PlayArte, que estão apenas nos estados de São Paulo e Amazonas.

Confira a programação

Sábado, 03 de outubro, às 15h
He-Man e os Mestres do Universo (episódios: O Cometa Cósmico, O Cetro Mágico, A Origem de Tila)

Domingo, 04 de outubro, às 15h
He-Man e os Mestres do Universo (episódios: O Plano de Maligna, A Semente do Mal, A Conquista de Grayskull

Sábado, 10 de outubro, às 15h
He-Man e os Mestres do Universo (episódios: A Criança Estelar, O Despertar dos Amanhecidos, Casa de Shokoti [Parte 1])

Domingo, 11 de outubro, às 15h
He-Man e os Mestres do Universo (episódios: Casa de Shokoti [Parte 2], Perdendo Poderes, O Julgamento de Tila)

Sábado, 17 de outubro, às 15h
She-Ra - A Princesa do Poder (episódios: The Sword of She-Ra part 1, The Sword of She-Ra part 2, The Sword of She-Ra part 3)

Domingo, 18 de outubro, às 15h
She-Ra - A Princesa do Poder (episódios: The Sword of She-Ra part 4, The Sword of She-Ra part 5, The Sea Hawk)

Sábado, 24 de outubro, às 15h
She-Ra - A Princesa do Poder (episódios: Return of the Sea Hawk, Horde Prime Takes a Holiday, The Prince of Freedom, A Talent for Trouble)

Domingo, 25 de outubro, às 15h
She-Ra - A Princesa do Poder (episódios: Troll’s Dream, Gateway to Trouble, Glimmer’s Story)


Adam Sandler e Turma da Mônica em divulgação de Pixels

Eduardo Cavalcantiqui, 02/07/2015 - 16:02

A nova aposta da Sony Pictures para as férias, Pixels, lançou hoje mais uma ação de divulgação do filme. Pode parecer estranho, mas é uma técnica cada vez mais adotada pelos grandes estúdios para aumentar o interesse pelo filme, criando produtos "independentes" que remetem diretamente ao filme e fazendo verdadeiros "lançamentos" e deixando o conteúdo ganhar vida na internet, principalmente nas redes sociais.

Sou um pouco suspeito, pois tenho me divertido bastante com o trailer e várias das ações do filme e também por ser fã da Turma da Mônica desde pequenininho. Mas acho que este vídeo divulgado hoje, com um encontro entre a Mônica e o Adam Sandler, merece uma atenção aqui na coluna. Posso estar errado, mas acho que ele vai fazer sucesso com a criançada de todas as idades e aumentar consideravelmente o interesse pelo filme. 

No vídeo, de quase dois minutos, Mônica corre atrás do Cebolinha para dar umas boas coelhadas (tadinho do Cebolinha...) quando tem o Sansão transformado em Pixels. Enquanto culpa o Cebolinha por mais esta 'armação', o ator americano que comanda o elenco de Pixels aparece em pleno bairro do Limoeiro e bate um papo com a 'gordinha-dentuça' mais simpática e amada do Brasil.

Para os Nerds de plantão, destaque para um trecho da conversa, a partir dos 1'05, quando a Mônica pergunta sobre os jogos que os alienígenas mandam para a Terra e ouve como resposta, com cara de quem nunca ouviu falar dessas 'velharias', Donkey Kong, Pac-man, Galaga...  Vale conferir o vídeo abaixo. 

Ah, e filme está previsto para chegar aos cinemas agora no final deste mês de julho - 24 nos Estados Unidos e 30 nos cinemas Brasucas. Vale ficar de olho! 

Confira a sinopse oficial da produção:

"Em Pixels, quando seres intergalácticos interpretam um arquivo em vídeo com imagens de jogos de arcade clássicos como uma declaração de guerra contra eles, eles atacam a Terra usando esses jogos como modelos para suas várias ofensivas. O presidente Will Cooper (Kevin James) busca ajuda de seu melhor amigo de infância Sam Brenner (Adam Sandler), um campeão de competições de vídeo-games nos anos 80 - e agora um instalador de home theater - para liderar uma equipe de jogadores veteranos (Peter Dinklage e Josh Gad), derrotar os alienígenas e salvar o planeta. Eles ainda vão contar com a ajuda da tenente-coronel Violet Van Patten (Michelle Monaghan), uma especialista em tecnologia que irá fornecer aos arcaders as armas exclusivas para lutar contra os aliens. PIXELS é dirigido por Chris Columbus e produzido por Adam Sandler, Chris Columbus, Mark Radcliffe, e Allen Covert."

E vale conferir também o mais recente trailer (legendado) do filme. 


Steve Jobs (novamente) rumo aos cinemas: confira o trailer

Eduardo Cavalcantiseg, 18/05/2015 - 12:05

Falar de cinema e de tecnologia sem falar dos filmes sobre Steve Jobs é simplesmente impossível. Pois bem, depois da primeira cinebiografia, lançada em 2013 e estrelada por Ashton Kutcher, é a vez de mais um filme sobre o visionário criador da Apple se encaminhar para os cinemas. 

Agora com direção de Danny Boyle, e com Michael Fassbender no papel principal, Steve Jobs (EUA, 2015) teve o seu primeiro trailer divulgado ontem. No filme, que estreia em oito de outubro nos Estados Unidos (ainda sem previsão oficial de chegar às telas tupiniquins), devemos ver o lançamento de três grandes produtos: o Mac, a Next e o iPad. Um deles, inclusive, é o pano de fundo para o trailer que você confere logo abaixo. 

O roteiro é Aaron Sorkin (A Rede Social) e foi baseado no livro Steve Jobs, de Walter Isaacson. No elenco ainda estão Kate Winslet, Seth Rogen e Jeff Daniels. 

Páginas