Antônio Campos

Antônio Campos

Território da Palavra

Perfil: Escritor, advogado, imortal da Academia Pernambucana de Letras e curador da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto).

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

80 anos de Casa Grande & Senzala

qui, 27/06/2013 - 15:09

Casa Grande & Senzala (1933) é um clássico. O mais belo livro escrito no século passado sobre o Brasil e substancialmente relevante para a compreensão desse país, graças às suas posturas metodológicas inovadoras, e às ousadias de revisão da nossa história que ele empreendeu, pioneiramente, abrindo o confronto com as teorias racistas de intérpretes consagrados do país. Gilberto Freyre, o autor da consagrada obra, é o grande intérprete da formação brasileira. Um verdadeiro descobridor do Brasil. Um novo Cabral.

Uma obra atual, mesmo após 80 anos, que continua a influenciar outras obras e pensamentos, uma obra germinante. Ninguém mais conseguiu isso. Nesse momento de um novo Brasil, precisa-se reler Gilberto Freyre. Antecipador, ele viu um novo Brasil que viria aí. Onde o vasto império da técnica permitirá que os homens pensem no enfrentamento dos desafios e conquistas, com adesão às formas da preservação do humano.


50 anos de Rayuela

Antônio Campossex, 14/06/2013 - 01:20

Há cinco décadas, o escritor argentino Julio Cortázar escrevia “Rayuela”, em tradução livre, “Jogo da Amarelinha”, considerada a sua obra máxima. A alusão ao jogo da amarelinha consiste na possibilidade que o autor dá ao leitor de ir e vir entre as páginas da obra. Uma metalinguagem literária, onde o assunto principal do livro é o próprio livro.

Cortázar escreveu, ainda, “O livro de Manuel”, “Histórias de cronópios e de famas”, “Os reis”, “Prosa do observatório”, “Octaedro”, “Bestiário”, o seu primeiro livro de contos, “Final de jogo”, obra que trouxe o seu nome a público, entre outros. Sua última obra publicada ainda em vida foi “Os Autonautas da Cosmopista”, lançado em 1982, escrito em colaboração com a sua companheira, Carol Dunlo.

Tags:

Uma Casa olindense de idéias

Antônio Camposter, 14/05/2013 - 14:40

Consolidada como uma das maiores festas literárias no âmbito internacional, a Fliporto possui uma linha de trabalho definida em razão dos seus excelentes resultados e pelo conceito de qualidade que se amplia em cada edição. A notória sinalização para um programa de ações está na Casa Fliporto, que se tornou num espaço para discussão não apenas acadêmicas e científicas de grandes temas atuais da cultura e do conhecimento humano, mas um local germinador de idéias.

Outro capítulo é o que busca um diálogo, permanente, com a modernidade, nos mais diversos campos da inteligência, são os DIÁLOGOS CASA FLIPORTO, com os seus colóquios e seus debatedores de notórios saberes acadêmicos, sobre o social e o ambiental. 


40 anos de Sebastião Salgado

Antônio Camposter, 30/04/2013 - 14:45

De volta às origens. É assim que o renomado fotógrafo Sebastião Salgado, aos 69 anos, comemora as suas quatro décadas de produção fotográfica. O seu novo ensaio chama-se “Genesis” retrata paisagens e comunidades que sofreram poucas interferências da atual sociedade de consumo. O projeto custou 1 milhão de euros, por ano, e foi financiado por revistas e jornais que publicaram as reportagens do fotógrafo ao longo do processo produtivo.

O ensaio é uma verdadeira homenagem a este planeta desconhecido que habitamos. Perceber a existência de tantas culturas, muitas ainda desconhecidas e inabaladas pelo capitalismo, é rejuvenescedor. É entender que não estamos sós e, simultaneamente, reacender a chama da fé na humanidade.

Tags:

Casa Fliporto discute obra de Francisco Brennand

Antônio Campossex, 26/04/2013 - 14:24

A defesa do tombamento, como patrimônio histórico e cultural pernambucano, do Mural – Batalha dos Guararapes, de Francisco Brennand, é o tema do próximo encontro da série Diálogos – Memorial Fliporto, organizada pelo jornalista Marcus Prado. O evento, gratuito, será realizado na Casa Fliporto, na próxima segunda-feira (29), às 15h. A Casa fica localizada no Largo do Amparo, número 310, em Olinda.

Fará parte do debate o historiador e acadêmico da Academia Pernambucana de Letras (APL), José Luiz Mota Menezes, e o presidente do Instituto dos Arquitetos de Pernambuco, Roberto Montezuma. O mural, atualmente localizado na Rua das Flores, no Centro do Recife, encontra-se ameaçado, devido à depredação sofrida pelas circunstâncias do tempo e do vandalismo, com partes do desenho apagadas e sob a ameaça, diária, de pichações. A última restauração da obra de arte data de 2006. 

Tags:

Os Papas por Maria do Carmo Tavares

Antônio Camposqua, 27/02/2013 - 17:40

A renúncia de Bento XVI, após quase oito anos à frente do ministério de Bispo de Roma, trouxe à tona a importância de obras como a de Maria do Carmo Tavares de Miranda, intitulada “Papas – Trajetória e testemunhos”. O livro traz uma série de depoimentos de pensadores e pontífices.

Um dos capítulos da extensa e valiosa obra fala sobre Ratzinger, onde relata a visita do então Papa Bento XVI ao Brasil, realizada em 2007. O livro, lançado em 2008, com o apoio do Instituto Maximiano Campos (IMC) e editado pelas Edições Bagaço, é uma rica obra da arte literária e teológica. Sua autora faleceu no final de 2012 e nos deixou um vasto e valoroso conjunto de obras. 

Tags:

Papo Universitário na UFPE

Antônio Camposseg, 18/02/2013 - 15:00

Considerado o maior encontro universitário do Norte-Nordeste, o Papo Universitário irá reunir, nos próximos dias 23 e 24, especialistas em temas como empreendedorismo, planejamento de carreira, economia criativa, etc.

Na programação, Aldo Rebelo, Murilo Gun, Isabel Noblat, Álvaro Guedes, Larissa Maranhão, Leandro Vieira, entre outros. No evento, irei ministrar uma palestra, no dia 24, sobre Economia Criativa. Um encontro imperdível para universitários empreendedores e demais interessados nos temas abordados. 

Tags:

O Rio São Francisco na Ecofliporto

Antônio Camposqua, 23/01/2013 - 10:33

Qual é a relação entre o frevo e o Rio São Francisco? Simples: ambos são geradores de energia e buscam integrar o povo pernambucano. O Velho Chico e o nosso centenário frevo possuem mais convergências do que possamos imaginar. Além da continuidade do tema Pernambuco, Jardim de Baobás, a Ecofliporto 2013, que acontecerá em novembro durante a Fliporto, fará uma homenagem ao Rio São Francisco e a sua grande importância ecológica e cultural.

Se homenagearemos a obra de José Lins do Rego e grande parte dela é baseada na zona da mata, com sua mata atlântica imensamente devastada, também traremos o sertão através do Rio São Francisco.

Tags:

Fliporto 2013 anuncia homenageado

seg, 21/01/2013 - 16:32

Após anunciar o tema da 9ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) que, em 2013, fala sobre “A literatura é um jogo”, a maior festa literária nacional divulga o homenageado da edição deste ano. O escolhido é o escritor brasileiro José Lins do Rego, um dos maiores romancistas regionalista conhecidos da literatura nacional. A homenagem será feita em parceria com a Editora Record.

A Festa Literária Internacional de Pernambuco, na última edição, realizada em 2012, recebeu cerca de 90 mil visitantes. Este ano o evento acontecerá, novamente, na cidade de Olinda, de 14 a 17 de novembro.

Tags:

Homenagem a Alcione Araújo

Antônio Camposseg, 03/12/2012 - 14:55

O escritor Alcione Araújo, que faleceu no último dia 15, aos 67 anos, receberá uma bela homenagem póstuma. Dramaturgo premiado, cronista e roteirista de TV e cinema, o mineiro terá a sua primeira peça levada ao palco após a sua morte. “Deixe que eu te ame” é o nome do espetáculo que será dirigido por Amir Haddad, com trilha sonora de Edu Lobo.

Alcione Araújo, aos 29 anos teve a sua primeira peça encenada, intitulada “Há Vagas para Moças de Fino Trato”, que também ganhou uma montagem com as atrizes Renata Sorrah e Glória Menezes. Foi autor, ainda

Páginas