Andréa Albuquerque

Andréa Albuquerque

Fitness em dia

Perfil: À frente da Prata da Casa Athletic, desde sua fundação, no ano de 2010, a empresária Andréa Albuquerque é responsável por toda a equipe de criação e estilo da marca de fitness e sportwear

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Luvas para malhar na moda

Andréa Albuquerquequi, 11/12/2014 - 17:10
Divulgação/Adiel Cláudio

 

As luvas para malhar estão longe de ser um capricho. Quem pratica exercícios regularmente já deve ter percebido que o rendimento aumenta quando se usa o acessório, já que ele absorve o suor e evita o aparecimento de calos, que podem causar dor e desconforto ao manusear os aparelhos.

Feitas com tecido neoprene, as luvas fornecem maior aderência que as feitas em couro ou nylon, além de aliviar a tensão dos exercícios. Na hora de escolher o modelo, tenha em mente que tipo de atividade física você pretende fazer.

As luvas com munhequeiras são indicadas para iniciantes que não estão acostumados com a musculação, já a Power confere maior movimentação e flexibilidade para as mãos. Para as mulheres, a dica é apostar no modelo crosstrainer, que possui camada de proteção dupla, sendo mais confortável, além de contar com proteção para os polegares.


Exercícios físicos no inverno

Andréa Albuquerqueseg, 28/07/2014 - 12:01
Divulgação

Com a chegada do inverno, a tentação de ficar debaixo do edredom com uma xícara de chocolate quente aumenta. Mas o que aumenta também é o consumo de calorias que chega com a estação mais fria do ano. Para não descuidar da boa forma, é essencial manter a rotina de exercícios e adaptá-los para um melhor desempenho. E para quem precisa de um incentivo, atenção: se exercitar no frio pode aumentar em 30% a queima de calorias, já que o corpo precisa se aquecer mais.

Para evitar futuras lesões, não se esqueça dos alongamentos. Com o inverno, eles ganham ainda mais importância, pois além de lubrificar as articulações, eles aumentam a temperatura corporal. Combine os movimentos com uma corrida leve de 10 a 15 minutos na esteira para preparar o corpo para os exercícios.

É importante também dar uma atenção especial à roupa que você vai usar na hora de ir para a academia ou praticar atividades ao ar livre. “Dê preferência à calça comprida ou a legging, elas aderem melhor à pele, aquecendo-a. Se estiver muito frio, vale colocar um moletom por cima”, aconselha Andrea Albuquerque, da PratadaCasa, especializada em moda fitness.

Blusas de mangas compridas também são bem-vindas, desde que o tecido não seja impermeável, pois com o clima mais frio, você corre o risco de desidratar. “Aposte na camisa que você usa normalmente e leve um casaco por precaução. Em Recife o clima é mais ameno e você pode até não usá-lo, já que com a continuidade dos exercícios, o corpo volta ficar quente”, completa Andrea. Para quem prefere uma opção mais leve que o moletom, os casacos em flanela são uma ótima saída.

Ao final do treino, é necessário trocar a roupa, já que ao colocar o casaco por cima da camisa molhada você pode aumentar a sensação térmica de frio. E nada de esquecer da hidratação! Beba muita água antes, durante e depois dos treinos. O calor diminui mas a necessidade de se hidratar não.


Coleção Brasil Pratadacasa - Cores do Brasil

Andréa Albuquerqueter, 13/05/2014 - 11:49

Com o acontecimento da Copa do Mundo, a tendência da moda é seguir o seu colorido. Seja nas cores do Brasil ou nas cores das bandeiras de outros países. O foco é a alegria do futebol nas suas diversas formas, e a Pratadacasa segue junto essa tendência. No mundo fitness o estilo das peças segue a cultura brasileira, o clima tropical e as cores vibrantes. O uso do branco revela a pureza e a verdade, afastando energias negativas, elevando as vibrações e a paz interior. O branco como peça coringa demonstra leveza e traz humildade. O verde vai além, representa as energias da natureza, esperança, e perseverança na vida. Muitos acreditam que o verde resulta em renovação, saúde, fertilidade e crescimento. O azul é a cor do pensamento, mexe com o intelecto. Revela lealdade e fidelidade. É uma cor fria, mas que simboliza o ideal e o sonho. Remete ao céu e ao mar, transmite calma. O amarelo é a cor que reflete a alegria, a vontade de vida, o sentido das coisas, a criatividade e o otimismo.Transmite o calor e é a cor que carrega grande energia. É a parte mais quente do fogo e está ligada ao verão. Desperta novas esperanças para a cura.

Com estas misturas de cores e estilos deu-se o desenvolvimento de estampas que resultaram num mundo alegre de elementos vibrantes, associados à beleza do corpo em forma versátil. Peças leves, bonitas, criativas e adequadas ao corpo e à temperatura compõem uma coleção atemporal própria e típica de um Brasil contemporâneo. A Coleção Brasil Pratadacasa veio para ficar e fazer história. E assim está composta de um mundo mágico, bem intencionado, desejado e apropriado aos olhos de quem usa e desfruta!

 


Mãe

Andréa Albuquerque sab, 10/05/2014 - 15:55

E se eu tivesse um tempo para falar como seria declarar o meu amor por ti, Mãe?

Eu não cansaria de falar que o meu amor é sem limite, é um amor sem preço, sem cobrança, um amor cego que por si só se levanta! E como seria dizer da mãe que não desgruda que corre que luta que vai e que vem? E daquela que nos tempos atuais vai fazendo, acontecendo, criando impulsionando e ensinando gente a ser gente?  E a outra que vai fazendo só, e com o instinto, cuida, cria e recria? Porque a vida é assim, feita de coragem, feita de amor e é muito melhor quando se vive em plena atividade! Mas e porque não dizer amor de Mãe maior não há? É Isto aí! Ele é gigante. É amor que não acaba mais! É amor para vida inteira, é amor liberto com asas pra voar! 

E já dizia Dalai Lama... “Dê a quem você ama asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.” 

Isto é amor de vida! Amor de Mãe! Verdadeiro! Amor especial!

Feliz Dia Das Mães! 


O sentido da forma do corpo

Andréa Albuquerquesab, 03/05/2014 - 23:32

“A forma do corpo deve seguir, respeitar, amar e entender o sentido do corpo!”

Diz- se que o formato do corpo revela nossa personalidade! Será?

No Livro Linguagem do Corpo de Cristina Cairo, o formato do nosso corpo revela características e traços de personalidade humana, identificando como cada um de nós lida com as emoções. O tamanho dos quadris, glúteos, ombros, peito, mamas, abdômen, panturrilha, gordura localizada, culotes, entre outros, demonstram como está o interior do ser humano e seus conflitos mais íntimos.Revela-se, então, que o exterior reflete o interior.

No mundo filosófico o corpo refletido no espelho descobre a subjetividade. Uma explicação dogmática de Jacques Lacan sobre o "estágio do espelho". Teoria, que busca especificar o processo de formação do indivíduo humano por meio da identificação da imagem representada pela “sensação de si”.

Os pensadores que estudaram a Filosofia da Corporeidade tentaram explicar a existência humana através de fundamentos que valorizavam a mente e desprezavam o corpo.

Na atualidade, a busca pela perfeição da forma e o sentido do corpo estão cada vez mais presentes. Pessoas sentem-se retraídas consigo mesma por não perceberem de fato, que são parte de um todo e aí não estão se reconhecendo.

Na verdade, o corpo tem linguagem própria e fala por si mesmo de várias maneiras e muitas vezes não são percebidas. No caminhar, no olhar, no modo de se expressar e assim ele apresenta sua evolução científica, ganhando criatividade e toda uma expressão individual, de como de fato somos.

Os pensadores da Modernidade contribuíram muito com suas idéias e assim fomos influenciados de alguma forma. Neto (1998) citando Moreira e Manuel Sérgio apresentou vários aspectos e sentidos do corpo:

Pelo corpo é que podemos atingir uma concepção global do homem; pela linguagem corporal é que o homem ganha um meio extraordinário de comunicação e linguagem; o corpo constitui, tanto o interior como o exterior, o primeiro e mais importante ponto de referência e de relação; o corpo revela uma personalidade, uma cultura e, por decorrência, uma sociedade; o corpo não pode ser concebido como simples máquina a serviço do espírito, porque sem ele o espírito é impensável; é através do corpo que a cultura capta seus limites, tanto os de ordem biológica como psicológica; é pelo corpo que a cultura deixa deser platônica e tenta realizar aunidade humana com o nascimento da idéia, onde está presente o homem integral; as atividades corporais podem e devem estimular o senso estético e, dessa forma, contribuir para a valorização da educação e do lazer; as atividades corporais merecem através do jogo e do desporto, exercitar a criatividade, a liberdade, a alegria e o bem estar de todos nós.

In PERES, S; BRANDL, N; BRANDL, C. Educação Física: Abordagem Histórica do Corpo e Novas Perspectivas. Cascavel: EDUNIOESTE, 1998.

 

 


Para um bom desempenho, cuide do corpo e respeite a recuperação

Andréa Albuquerquequa, 09/04/2014 - 08:34

Na era contemporânea o cuidado com o corpo vem significando um verdadeiro projeto corporal. É possível observar isto pelas incontáveis práticas esportivas na busca por um ideal da forma.

Cada vez mais o corpo vem assumindo papel de vaidade e prazer na vida das pessoas. A imagem da humanidade vem se refletindo na forma do corpo e as habilidades físicas estão cada vez mais presentes num verdadeiro trabalho mobilizado de moldagem.

Para tanta perfeição e preservação da forma, os cuidados e atenções devem ser redobrados. A prática correta do exercício e o devido repouso muscular são elementos imprescindíveis, que merecem ser respeitados. De acordo com o professor pós-graduado em Educação Física Felipe Almeida Coutinho:

“O êxito no processo de treinamento físico depende, em grande parte, da boa administração dos estímulos empregados nas sessões de treinamento com períodos adequados de recuperação. Uma boa relação entre essas duas variáveis deve proporcionar ao organismo uma condição favorável a alterações fisiológicas, fundamentais ao processo adaptativo. As condições do aluno têm a ver com o nível de condicionamento físico em que este se encontra, bem como com as experiências motoras já vivenciadas. Quanto maiores forem suas reservas fisiológicas e motoras, mais rapidamente se tende a recuperar a atividade de um novo estímulo.

O tempo de recuperação adequado para cada estímulo deve ser avaliado constantemente pelo professor e o aluno, analisando se as adaptações a cada nível de exigência foram satisfatórias ou não. A percepção subjetiva das condições físicas relatada pelo aluno, aliada à interpretação crítica do professor, constitui uma importante arma na determinação de um adequado tempo de recuperação pós-exercício, auxiliando na melhora do desempenho motor.

A recuperação pós-exercício consiste em restaurar os sistemas do corpo desenvolvendo-os à sua condição basal, proporcionando equilíbrio e prevenindo a instalação de lesões. Nesse sentido, torna-se aspecto importante de todo programa de condicionamento físico, em quaisquer níveis de desempenho.”

Ao falar sobre o cuidado com o corpo e a recuperação muscular, não se pode esquecer de que não existe ideal de beleza e nem de forma — são coisas variáveis no tempo e no espaço. O mais importante é que esse ideal seja o mais natural possível e o cuidado com a forma não ultrapasse o exagero e nunca prejudique a saúde da pessoa.

Tags:

Conforto e estilo para qualquer tipo de evento

As calças leggings continuam na moda neste verão e trazem novidades nas estampas

Andréa Albuquerquequi, 03/04/2014 - 14:08

Já há algum tempo, a calça legging deixou de ser vista apenas nas academias e passou a fazer parte do dia a dia das mulheres que não querem perder o conforto aliado ao estilo. Os modelos variam das compridas até as mais curtase podem compor um visual despojado ou elegante, a depender dos acessórios que são utilizados junto àpeça.

A diversidade de estampas é uma característica forte das leggings e vai desde as formas étnicas, passando pelo animal print, até chegar às famosas listradas. Atenta a esta tendência, a grife pernambucana Prata da Casa Athletic trouxe para esta temporada a estampa digital: uma novidade que é a cara do verão. Com modelos bem coloridos e modernos, a marca aposta neste diferencial para compor produções com uma pegada totalmente in.

Ideal para quem busca se destacar e não quer estar com o mesmo visual de sempre, a estampa digital é bastante diferenciada em relação ao que se costuma usar. Com desenhos variados desde o geométrico ao psicodélico, causam a impressão de movimento e criam outros efeitos gráficos bem interessantes. As calças também podem ser usadas com todos os tipos de sapatos e blusas, compondo visuais versáteis que podem ser utilizados em qualquer horário.

SERVIÇO

Boa Viagem – Avenida Domingos Ferreira, 2312 (Academia Santé Club)

RioMar Shopping – Av. República do Líbano, 251 (Companhia Athlética)

RioMar Shopping – Av. República do Líbano, 251, Piso 02, loja 281

Av. Conselheiro Aguiar 2394 - Boa Viagem - Fone: 3314-1167

facebook.com/pratadacasa