Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Agora a corrida não é pelos jogos da copa do mundo e sim pelos cargos políticos. Que venha a eleição e que o povo aprenda a votar

Aldo Vilelater, 17/07/2018 - 11:14

O Diário de Pernambuco através do instituto Datamétrica fez mais uma pesquisa eleitoral e os números você acompanha abaixo. Na segunda pesquisa sobre a corrida eleitoral deste ano em Pernambuco, realizada entre os dias 11 e 12 de julho, observa-se pouca mudança em comparação à primeira, feita entre 8 e 9 de junho. Os três principais candidatos cresceram um pouco e as posições relativas deles permanecem as mesmas, tanto na intenção de voto espontânea como na estimulada. Paulo Câmara (PSB) na liderança, seguido de Marília Arraes (PT) e de Armando Monteiro (PTB). Estatisticamente, entretanto, os três continuam num empate técnico. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A intenção espontânea de voto apresenta Paulo Câmara com 13% (em junho ele tinha 12%), Marília Arraes com 11% (em junho ela tinha 8%) e Armando Monteiro com 6% (sendo 4% a registrada em junho) Os demais candidatos obtiveram, cada um, menos de 1% das intenções de voto. Os indecisos cresceram de 39% para 53%, e aqueles votariam branco ou nulo caíram de 28% para 14%.

Pesquisa Estimulada

A intenção estimulada de voto no cenário, considerando a participação da pré-candidata do PT, repete a ordem dos candidatos da espontânea, sendo todos com índices maiores, como se esperaria das respostas estimuladas. Os números de 25% (Paulo Câmara), 21% (Marília Arraes) e 17%(Armando Monteiro) confirmam a liderança do governador, ainda que estejam todos empatados dentro da margem de erro.

Números

Os números da pesquisa anterior foram: 20%, 17% e 14%, respectivamente. Os demais candidatos ficaram entre 0% e 2%. A mudança expressiva foi dos brancos e nulos, que caíram de 35% para 26%, o que é natural à medida que a eleição se avizinha.

PT

O cenário sem a pré-candidata do PT mantém o governador na liderança, com 28%, seguido do pré-candidato do PTB, com 22%. A distância de 6 pontos, entretanto, ainda significa empate técnico. Nessa simulação, os demais candidatos atingem, cada um, no máximo 2%. Votos brancos e nulos seriam de 33% (antes 42%). Indecisos caíram somente 1% (de 10% para 9%).

Marília

A migração dos votos de Marília Arraes, quando se retira o nome dela da disputa, sugere uma preferência clara do seu eleitorado por Armando Monteiro. O pré-candidato do PTB recebe 33% dos votos dela, enquanto o governador recebe 13%. Essa vantagem de Armando Monteiro sobre os votos de Marília Arraes se ampliou significativamente desde a pesquisa de junho, quando ele recebia 20% dos votos que seriam dela, enquanto Paulo Câmara recebia os mesmos 13%.

Senado

O deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB), o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Mendonça Filho (DEM). Seja na intenção de voto espontânea, seja na estimulada, esses são os nomes que se destacam entre os concorrentes às duas vagas no Legislativo federal.

Falando o que quer

Na resposta espontânea de intenção de voto, aparecem Humberto Costa - tenta renovar o mandato no Senado Federal - e Mendonça Filho com 10% e Jarbas Vasconcelos com 9%. Todos os demais ficam entre 0% e 1%.

Quando nomes são apresentados

Na resposta estimulada da pesquisa, os três principais pré-candidatos se reafirmam na liderança. Jarbas Vasconcelos, que já exerceu o mandato de senador anteriormente (entre 2007 e 2014), lidera com 32%, Humberto Costa surge em segundo lugar com 25% e Mendonça Filho vem em terceiro com 24%. José Queiroz (PDT) aparece com 8%, Silvio Costa (Avante) com 5%, Maurício Rands (Pros) com 3% e André Ferreira (PSC), Antônio Souza  (Rede) e Eugênia Lima (PSol) com 2% cada, enquanto Albanise Pires (PSol) obteve 1%.

Não voto

Os que declararam intenção de anular seu voto ou votar em branco somaram 27% e 10% se declararam indecisos, segundo o levantamento.

Avaliação

De acordo com Analice Amazonas, sócia-diretora da Datamétrica e responsável técnica pela pesquisa, “a pesquisa não permite decifrar o motivo dessa inclinação maior dos eleitores de Marília a Armando, ou a ampliação dessa vantagem do senador entre junho e agora, mas, seguramente, é uma tendência que foge um pouco das expectativas, se considerarmos os campos ideológicos dos três pré-candidatos”.


O Brasil não parece, é mesmo terra de ninguém

seg, 16/07/2018 - 09:51

Cada dia que passa a certeza de uma coisa neste país: tudo está fora do prumo e o poço aqui não tem fundo mesmo. Tudo está invertido e não se tem mais o mínimo respeito por nada nem por ninguém. Vejam os senhores e se horas que a ilustre e renomada deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ),que é alvo de operações da PF chamou o ministro Edson Fachin, relator da investigação no STF (Supremo Tribunal Federal), de vagabundo numa troca de mensagens de celular. Isso mesmo, você não está lendo errado não , esse foi o termo usado pela nobre  deputada. Em 2 de junho, três dias após a Polícia Federal cumprir os primeiros mandados expedidos pelo magistrado contra investigados do Ministério do Trabalho, ela comentava com o ex ministro Youmura a possibilidade, especulada na imprensa, de Fachin ressuscitar o imposto sindical que por sinal foi esse tributo foi extinto ano passado com a chegada da reforma trabalhista. Quem fala demais acaba se envolvendo em problemas e filha do deputado Roberto Jeferson, que nunca conseguiu assumir a pasta no ministério do trabalho. Se tivesse assumido seria mais um ministro de qualidade baixíssima deste governo Temer.

 Pis

Os trabalhadores com direito à cota de participação do PIS poderão conferir nesta segunda-feira (16), na Caixa Econômica Federal, quais são os valores que irão receber a partir de agosto. Os recursos no fundo terão reajuste de 8,9%.

Dinheiro

Para saber quanto será possível retirar, os profissionais devem acessar o endereço eletrônico da CEF A consulta também pode ser feita pelo telefone 0800-7260207, nos caixas eletrônicos, com Cartão do Cidadão, e nas agências da Caixa.

 Punição

A 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou o PSB e dois empresários a pagarem, solidariamente, indenização a uma moradora de um apartamento atingido pela aeronave em que estavam, em agosto de 2014, o então candidato à Presidência Eduardo Campos e outras seis pessoas.

 Valor

 A quantia foi fixada em R$ 10 mil, a título de danos morais. As informações foram divulgadas no site do TJ-SP na semana passada.

 Ninguém quer perder a mamata

 Passado o imbróglio do impeachment, Marcelo Crivella o prefeito do Rio de Janeiro vai centrar sua atenção na eleição de outubro. Pra não perder a oportunidade de ter familiares na política ele Lançará Marcelo Hodge, seu filho, como candidato a deputado federal. O plano é que ele seja o mais votado do PRB fluminense e, assim, consiga puxar outros candidatos do partido para a Câmara, todos pastores. Pra onde vai mesmo esse país?

Ele surge de novo , de quase presidente do Brasil a gangster

 Em relatório finalizado em maio, a Polícia Federal disse ter conseguido comprovar, por meio de provas indiciárias, que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) atuou em 2005 para maquiar os dados do Banco Rural entregues à CPI dos Correios, que investigou o esquema do mensalão. Segundo o delegado Heliel Jefferson Martins Costa, o objetivo era esconder os vínculos da instituição com as empresas de Marcos Valério, operador do mensalão, e o governo de Minas Gerais, comandado na época por Aécio.

 Cada país tem o ministro que merece

 Relatório da Polícia Federal aponta que servidores do Ministério do Trabalho fraudavam pareceres e não respeitavam as exigências legais para atender a pedidos do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun.

 Sempre ele

 Segundo os investigadores, Marun pedia, por intermédio de sua chefe de gabinete, Vivianne Lorenna de Melo, facilidades para sindicatos do Mato Grosso do Sul, onde possui sua base eleitoral.


O vai não vai do PT com o PSB em Pernambuco parece mais novela mexicana com dramas, ironias e incertezas

Aldo Vilelasex, 13/07/2018 - 09:18

 

Em mais um capítulo da novela que se arrasta há meses, a presidente do partido dos trabalhadores esteve no Recife e de nada em definitivo sobre a aliança ou não do PT com PSB. Está um verdadeiro banho maria, nada se decide e tudo se estica pois os prazos existem e até aí tudo bem pois de fato se tem prazo. A presidente nacional do PT, disse que existe a pré-candidatura da vereadora do Recife Marília Arraes ao governo do estado, reconheceu a legitimidade do pleito e o peso da base que quer levar o projeto adiante, mas alegou que o pessoal (defensores de Marília) “entende a estratégia nacional e sabe que o que muda a vida do povo efetivamente é um projeto nacional de mudança das bases na condução da política brasileira”. Gleisi Hoffmann também reafirmou a posição do PT de consolidar a parceria nacional com o PSB. “Achamos importante formar um campo de centro esquerda no país que possa lutar junto com os brasileiros. O que estamos vivendo no nosso país hoje é uma tragédia para o nosso povo”, justificou a petista. Sobre a possibilidade do PSB liberar os diretórios estaduais na eleição presidencial, a petista frisou que a decisão do PT é de uma aliança nacional. Haja demora para resolver uma questão local, mas que repercute muito nas alianças nacionais. Resta saber mais uma vez até quando vai essa possibilidade de aliança.

São Lourenço dá início à revisão do Plano Diretor

A Prefeitura de São Lourenço da Mata deu início, nesta quarta-feira (11), à revisão do Plano Diretor da cidade, procedimento que é realizado a cada dez anos nos municípios brasileiros.

Plano

O Plano Diretor faz parte de uma lei municipal, exigida pelo Ministério Público, para que sejam identificadas e analisadas as características físicas, atividades predominantes, as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades de São Lourenço da Mata, para estabelecer normas que beneficiem o bem coletivo, tanto nas áreas de segurança e bem-estar dos cidadãos, quanto na questão da sustentabilidade ambiental. 

 

Conclusão

A Revisão do Plano Diretor será concluída no primeiro semestre de 2019, e contará com a atuação dos são-lourencenses através de grupos técnicos que serão formados durante o processo, que ficarão responsáveis por auxiliar a criação das regras básicas que serão estabelecidas no plano para o melhor desenvolvimento coletivo de São Lourenço da Mata.

Incentivos fiscais

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) apresentou emenda prorrogando até 2025 os incentivos fiscais das empresas automobilísticas instaladas no Nordeste, que venceriam em 2020. Se aprovada, a emenda, que altera a medida provisória que institui o novo programa de apoio ao setor automotivo, permitirá à Fiat Chrysler investir R$ 7,5 bilhões na unidade de Goiana até 2022, gerando nove mil empregos.

Dispositivo

A inclusão do dispositivo na Medida Provisória 843, discutida em duas reuniões de que ambos participaram no Palácio do Planalto, acabou vetada pelo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, há uma semana, horas antes da edição da MP que oficializa o programa Rota 2030, com redução de impostos na cadeia automotiva.

Conclusão

O texto acordado da emenda à MP 843, que beneficiará também a Baterias Moura, em Belo Jardim, determina que, para obterem os incentivos fiscais renovados até 2025, as montadoras terão de apresentar os novos projetos ao Ministério da Indústria, Comércio e Serviços até 30 de junho de 2019.

Importante

A regra estabelece, também, que as montadoras que operam no Nordeste – incluindo a Ford na Bahia e a Troller no Ceará – só receberão o incentivo fiscal se realizarem investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica de no mínimo 10% do valor do crédito presumido do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) a que terão direito.   

Geraldo entrega contenção de encosta em Dois Irmãos

Depois de realizar uma entrega de contenção de encostas no Ibura nesta quinta-feira (12), beneficiando 150 famílias, o prefeito Geraldo Julio entrega nesta sexta-feira (13), as obras da Rua Professor Cláudio Selva, em Dois Irmãos. A intervenção já foi concluída e os moradores do entorno estão vivendo com mais conforto e segurança. Os serviços foram executados pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), com investimentos de R$ 1.257.146,54 para a construção de muro de arrimos com tela argamassada, calçadas, drenagem, 21 pontos de risco foram eliminados na via.

 


Enquanto as pessoas torcem pelos jogos da Copa do Mundo, alguns deputados federais e senadores acabam com o Brasil

Aldo Vilelaqui, 12/07/2018 - 11:12

Eis que os nosso nobres deputados e senadores aprovaram uma série de projetos que aumentam gastos ou abrem mão de receitas para beneficiar setores específicos, cujo impacto pode ultrapassar os R$ 100 bilhões nas contas públicas nos próximos anos. Esta semana, por exemplo, o Senado manteve benefícios tributários à indústria de refrigerantes da Zona Franca de Manaus, revogando um decreto presidencial. A medida provoca um impacto de R$ 1,78 bilhão por ano no orçamento, outros projetos já foram aprovados pelas duas Casas, como o perdão de dívidas tributárias de produtores rurais, que custará R$ 13 bilhões só este ano. Enquanto as votações avançam no Congresso, o governo tenta uma compensação, com medidas que aumentam receita e reduzem gastos na tentativa de, pelo menos, fechar as contas de 2019. O esforço é para que elas não sejam votadas antes do recesso parlamentar, que começa na semana que vem, e fiquem para agosto, para dar mais tempo de negociar um impacto menor, mesmo em meio à campanha eleitoral. Diante de um governo fragilizado e às vésperas das eleições, o trabalho é praticamente de enxugar gelo: a cada medida que manda para o Congresso, o resultado, depois das modificações dos parlamentares, é mais gastos e renúncias. A área econômica tem até o final de agosto para fechar o Orçamento do ano que vem e já avisou que vai propor novamente o adiamento do reajuste dos servidores em 2019 e a tributação dos fundos exclusivos para clientes de alta renda. A primeira medida poderia economizar de R$ 6 bilhões, servidores civis, a R$ 11 bilhões se incluir os militares. Já a tributação dos fundos renderia outros R$ 6 bilhões só para a União. Neste país em que políticos bandidos insistem e ficam no comando da nação cada dia que passa vão afundando o país. Uma pena, cada dia eles ficam com mais e o povo perdendo tudo.

Miguel Ricardo recebe, em Igarassu, lideranças e políticos pernambucanos

O pré-candidato a deputado estadual por Pernambuco, Miguel Ricardo reúne lideranças de todo o estado, nesta quinta-feira (12), às 17h, no Centro Mariápolis Santa Maria, localizado na avenida Alfredo Bandeira de Melo, em Igarassu. Presenças confirmadas do prefeito da cidade, Mario Ricardo, dos pré-candidatos ao Governo Estadual Armando Monteiro e ao Senado Federal, Mendonça Filho, entre outros políticos. Durante o encontro será apresentado um novo projeto de futuro para Pernambuco, com apresentação da pré-campanha de Miguel Ricardo.  

Cabo em ação de saúde

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho modernizou o atendimento à população, passando a oferecer os resultados de exames laboratoriais pela internet. Dessa maneira, os pacientes que antes tinham que se deslocar até a unidade de saúde, agora têm a facilidade de obter o resultado de maneira rápida e de qualquer lugar, acessando um computador. 

 

Sistema com agilidade

“O sistema de entrega de exames vai gerar uma comunidade para o paciente”, disse o coordenador do Laboratório Central, Roberto Alexandre. Ao fazer a coleta, o usuário receberá um protocolo com localizador e senha, assim poderá ingressar no endereço www.cabo.pe.gov.br, na página inicial através do menu Laboratório Central – Visualizar Resultado de Exames, para ter acesso as respostas dos procedimentos. Em média, o prazo para a liberação do resultado do exame é de até 8 dias úteis.

População assistida

“As coletas dos exames são feitas nos hospitais municipais, nos atendimentos de urgências e emergências, além das policlínicas. E para exame de rotina, no próprio laboratório central, no Vicente Mendes e no Jamaci de Medeiros”, explica Roberto Alexandre. Caso o paciente não consiga ter acesso aos resultados, precisará se dirigir ao Laboratório Central, localizado na Rodovia BR 101 Sul, 94 – Centro, no horário das 10h às 17h, portando documento oficial de identificação.

Mais um

O prefeito de Ribeirão, na Mata Sul, Marcelo Maranhão, é o primeiro prefeito do PSB em Pernambuco a declarar apoio à candidatura de Bruno Araújo (PSDB) ao Senado, caso ele decida entrar na disputa.

Ficando mais complicado pra Lula

A juíza Carolina Moura Lebbos, titular da 12ª Vara Federal de Execuções Penais (VEP) de Curitiba, negou, nesta quarta-feira, pedido apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para gravar vídeos, conceder entrevistas e fazer, por meio de videoconferência, atos de pré-campanha, além de participar "presencialmente" da convenção do PT. Filmagens na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba também estão vedadas. É lá que o petista cumpre, desde 7 de abril, pena de 12 anos e um mês de prisão pela condenação no caso do tríplex do Guarujá.

Pancada no PT

A decisão é mais um revés no caminho do petista. No último domingo, após uma série de desentendimentos judiciais, foi negado um habeas corpus apresentado por três deputados federais petistas para que o ex-presidente deixasse a prisão.

Políticos parecem mesmo que vivem em outro planeta

A Folha de São Paulo retratou em matéria abaixo a qualidade dos nossos deputados federais, definitivamente esses senhores e senhoras vivem em outro planeta.

No último dia de trabalho antes do início das campanhas eleitorais, deputados fizeram uma manobra para tentar liberar a indicação de parentes e aliados para cargos em empresas estatais. A prática foi proibida há dois anos, mas parlamentares aprovaram uma mudança na lei que pode retomar o aparelhamento das companhias. O veto à contratação de apadrinhados políticos foi uma das poucas práticas moralizadoras de um Congresso que caiu no precipício do descrédito.

Relembrando

Desde 2016, uma lei impede a nomeação de caciques partidários e parentes de ministros, secretários, deputados e senadores. Aparentemente, os políticos se arrependeram e, agora, querem recuperar seus postos. Deputados da comissão que discutia a composição de agências reguladoras aproveitaram a sessão desta quarta (11) para incluir no texto uma mudança que desfigura a legislação sobre as estatais.

Ação de bandido

Foi um típico contrabando: não satisfeitos em liberar o aparelhamento das agências de fiscalização, os políticos conseguiram aprovar a derrubada da restrição à contratação de parentes e aliados nas estatais.  Os deputados tentaram ser discretos. Aproveitaram que o tema seria votado em caráter terminativo, ou seja, discutido por 30 parlamentares numa comissão, e não por 513 no plenário. Agora, o Senado decidirá se aprova ou rejeita as mudanças.

Tem quem defende, claro são eles

Defensor da alteração, José Carlos Araújo (PR-BA) disse que as proibições à contratação de parentes e apadrinhados comprometiam “o preenchimento de cargos nas empresas” como se faltassem nomes qualificados fora de partidos e das árvores genealógicas dos políticos. Relator do projeto das agências, Danilo Forte (PSDB-CE) era contrário à manobra, mas foi derrotado. Cargos em estatais são cobiçados porque ampliam a influência dos parlamentares em seus redutos e atendem aos interesses de grupos políticos. É sintomático que os deputados busquem a força da máquina pública antes de uma eleição marcada pela escassez de recursos.

Compromisso

O presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Danilo Cabral (PSB/PE) entregou a Carta-Compromisso ao pré-candidato à Presidência da República senador Álvaro Dias (PV/SP). O documento, que foi apresentado e aprovado no colegiado, busca estabelecer uma responsabilidade dos presidenciáveis com a educação.


Na eterna guerra pelo poder Fernando Bezerra Coelho detona gestão de Paulo Câmara em Pernambuco

Aldo Vilelaqua, 11/07/2018 - 18:35

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou parecer de Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) favorável à contratação de crédito externo para financiar o Programa de Desenvolvimento Urbano Integrado/Teresina Sustentável na capital do Piauí. Também na CAE, o senador apoiou a contratação de crédito externo para o Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Ceará (Profisco II). Fernando Bezerra observou que tanto o Ceará quanto a Bahia “vivem governos de continuidade”, que mantiveram uma trajetória de controle de gastos, responsabilidade fiscal e investimentos enquanto que a atual gestão de Pernambuco “demonstra incapacidade de contratar empréstimos e celebrar convênios para impulsionar o desenvolvimento do estado”. Conforme destacou o vice-líder do governo no Senado, o Ceará é o estado brasileiro com o maior percentual de investimento sobre a receita corrente líquida: mais de 13%. “Já Pernambuco investe apenas 5% da receita corrente líquida e ela é muito parecida, muito próxima a do Ceará”, ressaltou Bezerra Coelho. O senador também pontuou que, nestes últimos quatro anos, Pernambuco ficou atrás da Bahia e do Ceará em volume de investimentos. “A Bahia investirá mais de R$ 9 bilhões; o Ceará, mais de R$ 8 bilhões; e Pernambuco não vai chegar a R$ 4,5 bilhões”, observou Fernando Bezerra. O vice-líder ainda lembrou que, entre 2011 e 2014, Pernambuco liderava o ranking do Nordeste em investimentos, com quase R$ 10 bilhões. Naquele quatriênio, Ceará e Bahia investiram recursos aproximados a R$ 9 bi e R$ 8 bi, respectivamente. “Houve, portanto, uma quebra, uma interrupção de um projeto político-administrativo em prejuízo aos pernambucanos”, afirmou o senador. “Esta situação ruim para Pernambuco me anima a acreditar que teremos mudanças no quadro político em meu estado”, completou Fernando Bezerra Coelho. Na guerra pela busca do poder vale tudo e o tempo todo, é briga de um lado e do outro, acusações, discussões e para o povo, nada.

A vergonha da Justiça brasileira

Claramente existe um lobby de parcela do Poder Judiciário e do Ministério Público para pressionar a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), a propor a incorporação do auxílio-moradia aos salários da magistratura a partir de 2018. 

Como resolver a mamata?

A saída seria uma forma de legalizar um privilégio de cerca de R$ 1 bilhão anual que está ancorado numa decisão precária e liminar do próprio Fux. 

Farinha pouca meu pirão primeiro

O auxílio-moradia, de R$ 4,3 mil, é indefensável num país em crise fiscal, mas parcela do Judiciário e do Ministério Público acha que pode dar um jeitinho para abocanhar fatia do Orçamento Público quando o STF discutir a questão salarial de seus ministros em agosto. Tem jeito este país ?

Todos na rua

A Rede Sustentabilidade, comandada pela ex-senadora e pré-candidata à Presidência, Marina Silva, está definindo suas pré-candidaturas em Pernambuco para a Câmara e o Senado Federal. Aqui no estado fecharam questão em torno do nome da advogada Michelle Francis Albuquerque, como pré-candidata a deputada federal.

E agora ?

O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro João Otávio de Noronha, determinou abertura de um procedimento para apurar a conduta do desembargador Rogério Favreto, plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que mandou soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último domingo, e do relator do caso na Corte, João Pedro Gebran Neto, que suspendeu a decisão do colega.

Moro também

O corregedor também determinou procedimento para apurar a conduta do juiz Sérgio Moro no mesmo caso. Segundo nota divulgada pela corregedoria, os oito questionamentos apresentados no CNJ contra Favreto e os dois contra Moro serão unificados em uma única apuração ampla dos fatos ocorridos no último domingo.

Aliança

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, recebeu a presidente do PT, Gleisi Hoffmann para conversar sobre a possível aliança nacional entre as siglas. No encontro, a petista reiterou que o ex-presidente Lula pretende, de fato, avançar com esta negociação, que passa pelo apoio dos petistas aos candidatos a governador do PSB, em alguns estados, como Pernambuco. Hoje a senadora estará aqui para ouvir os envolvidos diretamente no processo.


Armando e Mendonça encerram visita ao Sertão de Pernambuco, todos querem voto

Aldo Vilelaseg, 09/07/2018 - 10:49

Encerrando uma série de visitas a municípios do Sertão do Pajeú e Moxotó neste fim de semana, os pré-candidatos pela frente “Pernambuco Vai Mudar”, Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), estiveram nas cidades de Solidão e Sertânia, neste domingo (8). Em três dias de viagem, Armando e Mendonça, ao lado de lideranças que apoiam o projeto, percorreram dez cidades no intuito de ouvir demandas das regiões e reunir propostas para o futuro programa de governo. Para o petebista, o sentimento de mudança entre os pernambucanos está cada vez mais forte em todos os recantos do Estado. Em Solidão, Armando e Mendonça reuniram-se com os ex-prefeitos Diomésio Oliveira, Cida Oliveira e Jacinete Melo. O pré-candidato a governador prometeu solucionar a questão do abastecimento hídrico na cidade, buscando uma alternativa para ligar a Adutora do Pajeú, que passa a 10 quilômetros, ao município. Já em Sertânia, os pré-candidatos da frente “Pernambuco Vai Mudar” foram ao encontro dos ex-prefeitos Gustavo Lins e Sinval Siqueira e seus respectivos grupos políticos e também à Exposição de Animais do município. Na ocasião, as lideranças destacaram a necessidade de realização a manutenção das rodovias que cortam a região, de modo a melhorar a mobilidade e o escoamento da produção. Nos três dias no Pajeú e Moxotó, Armando e Mendonça visitaram os municípios de Arcoverde, Tuparetama, São José do Egito, Tabira, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Iguaracy, Carnaíba, além de Solidão e Sertânia. A caravana foi acompanhada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), os deputados federais Ricardo Teobaldo (Podemos), Zeca Cavalcanti (PTB), Fernando Filho (DEM) e pelo deputado estadual e presidente do PTB-PE, José Humberto Cavalcanti.

Angariando apoios

O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), declarou apoio às pré-candidaturas de Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM) para o Governo do Estado e Senado Federal. O gestor municipal, que integra um dos partidos da Frente Popular, destacou que pretende estabelecer parceria com Armando à frente do Executivo estadual, com o objetivo de levar mais desenvolvimento para o município da Mata Norte.

Brasil, terra de ninguém

 Como este país pode um dia ser chamado de país sério, se não vejamos: a Câmara dos Deputados vai gastar R$ 1,8 milhão com material para a reestruturação do seu edifício principal. O projeto inclui uma sala para os líderes partidários se reunirem e a transferência de órgãos de comando da Casa para espaços mais nobres.

A reforma

No processo de reforma, está anexada a autorização do Iphan para instalar o gabinete do presidente no local onde funciona o Comitê de Imprensa. “A repaginação vai ser feita durante o recesso, nesse período de eleição, quando a coisa está mais devagar”, diz o primeiro-secretário, Giacobo (PR). No projeto, a justificativa é que “atividades não relacionadas ao Parlamento foram instaladas em espaços nobres”. É o caso do BB e da Caixa que serão desalojados para dar lugar as Terceira e Quarta secretarias.

Gastando com dinheiro dos outros

Embora conste no processo, o deputado Giacobo diz não saber sobre mudança no gabinete do presidente da Casa, hoje Rodrigo Maia (DEM-RJ). A troca é polêmica. O ex-presidente Eduardo Cunha também tentou desalojar o Comitê de Imprensa, mas sem sucesso. O local é cobiçado por ser o único que dá acesso direto ao plenário.

Cunha quer sair da cadeia de todo jeito

Preso desde 2016, o ex-deputado bandido tenta provar na Justiça que fez cursos a distância de "mestre de obras e edificações" e de "eletrotécnica, rádio e TV" para diminuir a sua pena. Cunha apresentou há cerca de seis meses à Justiça Estadual do Paraná, que administra a execução de sua pena, comprovantes de cursos feitos por meio do Instituto Universal Brasileiro, instituição conhecida por oferecer ensino profissionalizante por correspondência.


Um a um os bandidos de colarinho branco estão sendo soltos. O Brasil continua a ser o país da impunidade

Aldo Vilelasex, 06/07/2018 - 09:41

Mais um duro golpe no cidadão de bem do país, que aos poucos vai notando que nada muda neste país e quem tem dinheiro acaba não tendo mesmo problema com a justiça, aliás que justiça ... eis que o juiz Vallisney Oliveira de Souza, da 10ª Vara Federal no DF, absolveu o ex-ministro Geddel Vieira Lima do crime de obstrução de justiça. Preso preventivamente no Complexo da Papuda desde o ano passado, ele era acusado de embaraçar investigações que apuravam desvios em fundos da Caixa Econômica Federal, ao supostamente tentar impedir a delação premiada do operador financeiro Lúcio Funaro. Ao fundamentar a decisão, proferida nesta quarta-feira (4/7), o magistrado afirma que “os indícios de que Lúcio Funaro estaria sofrendo um constrangimento velado por parte do denunciado, por intermédio de ligações efetuadas pelo último à sua esposa Raquel, não restaram comprovados após os depoimentos judiciais prestados em Juízo”.  Afinal até agora nada de falar sobre os 51 milhões de reais achados em um local creditado a ele. Daqui alguns dias Geddel vai ficar livre pode acreditar nisso e claro livre vai continuar a juntar dinheiro para encher outro apartamento.

 

PP marca convenção

O deputado federal e presidente do Progressistas em Pernambuco, Eduardo da Fonte, define data para a realização da Convenção Estadual, que acontecerá no dia 5 de agosto. O evento ocorrerá das 15h às 17h na Sede do partido, localizada no Pina.

PR também define data

Devido à escolha do dia 4 de agosto para a realização da Convenção Nacional do Partido da República (PR), o deputado federal e presidente estadual do PR, Sebastião Oliveira, decidiu realizar, em 5 de agosto, dia seguinte ao evento de Brasília, a Convenção Estadual da sigla.

Presença política na Fenearte

Um momento de enaltecer as riquezas culturais e artísticas de Pernambuco e valorizar o artesanato da terra. Assim foi a tarde de hoje, quando foi realizada a abertura oficial da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) que já chega a sua 19ª edição. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira dama, Cristina Mello, e do Governador do Estado, Paulo Câmara, conferiu de perto o evento que é considerado a maior feira de artesanato da América Latina, e que está sendo realizado no Centro de Convenções de Pernambuco.

Geraldo Julio presente

“A Fenearte é sempre uma oportunidade de vermos o melhor que está sendo produzido por vários artesãos que temos espalhadas pelo estado. É um momento de valorizar a nossa cultura popular e movimentar também a economia com os negócios que são feitos aqui, além de alavancar o turismo. Pessoas de várias cidades podem vir aqui e conferir a riqueza da nossa cultura e criar também um bom ambiente para o artesanato”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Boa notícia

O juiz federal Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, aceitou nesta quarta (4) denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (MDB-RN) com acusação de crime de lavagem de dinheiro. Com a decisão, Alves é réu no processo. Henrique Alves é acusado de ter feito transações financeiras, em 2014 e 2015, para encobrir suposta propina paga pela construtora Carioca, uma das responsáveis pela obra Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Os fatos foram investigados na Operação Sépsis, da Polícia Federal. 

Incentivos a indústria

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) foi um dos coordenadores de manifesto das bancadas federais do Nordeste a ser encaminhado ao presidente da República reivindicando a prorrogação, até 2025, dos incentivos fiscais à indústria automobilística instalada na região, que vencem em 2020. A medida beneficiará diretamente a Fiat Chrysler em Goiana e a Baterias Moura, em Belo Jardim.

Deputados em aliança

Os deputados federais e senadores nordestinos destacam, no manifesto, que “a prorrogação viabilizará um novo ciclo de investimentos que irá consolidar a cadeia produtiva na região, gerando mais empregos de qualidade, ampliando o número de fornecedores e a capacidade produtiva do setor”. Segundo o manifesto, “tal política foi fundamental para descentralizar os investimentos da produção automotiva, sendo capaz de gerar profundas mudanças na realidade socioeconômica da região e dos municípios, que eram anteriormente vítimas da estagnação econômica e da ausência de oportunidades para a população”.


O fim de uma era

Aldo Vilelater, 03/07/2018 - 09:48

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa (PSC), de 71 anos, morreu, hoje, no Hospital Português, na área central do Recife. O óbito ocorreu às 4h, em decorrência do agravamento do quadro de saúde do deputado, que teve edema pulmonar e parada cardíaca. O parlamentar estava internado desde domingo (1º), depois ter problemas de saúde em casa, na Região Metropolitana, e ser levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Guilherme Uchoa estava no sexto mandato parlamentar e presidia a Alepe pela sexta vez consecutiva. Juiz aposentado, ele ocupou o cargo de governador de Pernambuco em virtude de ausência dos titulares. Guilherme sempre foi fiel ao ex-governador Eduardo Campos e esteve ao lado do PSB por toda a vida política. 

 

As condolências dos políticos

É com imenso e profundo pesar, que recebo a notícia do falecimento do meu amigo pessoal, Guilherme Uchoa. Além de ser um político com uma bela trajetória, Guilherme sempre se destacou por sua firmeza nas posições em defesa do parlamento e de seus pares. Amigo dos amigos sabia ser duro e cordial ao mesmo tempo.

Sem dúvidas nenhuma, Pernambuco perde uma grande personalidade, um grande líder e um dos políticos mais importantes que o Estado já teve.  Eu, particularmente, perco um grande amigo.

Hipoteco a minha solidariedade a Dra. Eva, ao Guilherme Júnior e Giovana. Que Deus os conforte e os abençoe.

Lula Cabral

Prefeito do Cabo

Oposição

Hoje é um dia triste para todos nós que fazemos a Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do deputado Guilherme Uchoa, presidente da Alepe. Em seu sexto mandato e a quase 12 anos a frente da Casa, a sua atuação foi marcada principalmente pela forma como defendeu a autonomia do Legislativo. Pernambuco perde um grande quadro. Como homem público, sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e compromisso com os pernambucanos.

Segue a nota

Guilherme é um exemplo de homem público, pai e amigo. Ele pode imprimir uma gestão exitosa na Alepe, buscando a transparência do poder legislativo, melhorando a infraestrutura e ampliando o diálogo do Legislativo com todos os poderes, além de buscar ampliar os canais institucionais de participação popular, dialogando sempre com o povo de Pernambuco. Nossa solidariedade à toda família e amigos

*Bancada de Oposição de Pernambuco*

Silvio Costa Filho, líder da Oposição

Sempre ele Romero Jucá

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), hoje, no qual informou concordar com a prorrogação de um dos inquéritos abertos para investigar o senador Romero Jucá (MDB-RR). A manifestação da PGR foi enviada após pedido da Polícia Federal, que solicitou 60 dias a mais de prazo para concluir as investigações.

Números

A suspeita é que Jucá recebeu R$ 10 milhões em propina da Odebrecht e da Andrade Gutierrez para beneficiar as empresas na licitação do Projeto Madeira (Usina Hidrelétrica de Santo Antônio). O ministro Edson Fachin é o relator do inquérito e será o responsável por decidir pela prorrogação das investigações. O STF entrou em recesso nesta segunda e só volta às atividades no dia 1º de agosto.

A chegada dos imigrantes

Cento e quinze imigrantes venezuelanos desembarcam na tarde de amanhã, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, vindos de Boa Vista, Roraima, numa aeronave da Força Aérea Brasileira. Setenta deles seguirão, em veículos do Exército, para Igarassu, onde serão acolhidos nas Aldeias Infantis; 45 irão para João Pessoa (PB) e serão abrigados na Pastoral do Migrante naquele Estado.

Se livrou de uma bronca

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, arquivou, na última sexta-feira, o processo que investigava o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) em que era citado no inquérito da Odebrecht. Bruno Araújo comentou a decisão do ministro Toffoli. “Aguardei com serenidade esse dia. Agradeço a todos que durante esse período trouxeram palavras de confiança”, disse.

Dias Toffoli mais que uma mãe

“O presente inquérito perdura por prazo significativo, com prorrogações sucessivas, sem que tenham aportado nos autos elementos informativos que se possa considerar elementos de corroboração às declarações dos colaboradores, ou provas outras”, afirma o ministro Toffoli no despacho de arquivamento.

Se movimentando

Durante reunião das lideranças estaduais do Solidariedade, realizada na manhã de hoje, o partido resolveu marcar para o dia 4 de agosto a convenção que decidirá o apoio da legenda às chapas que disputam o governo do estado durante as eleições deste ano. O encontro da comissão executiva e dos pré-candidatos pelo SD foi motivado por um grau elevado de insatisfação, que culminou com a forma do governador, Paulo Câmara, em, sem diálogo, retirar a secretaria de habitação do estado da indicação partidária do deputado federal Kaio Maniçoba.

 


O país mal começa a semana e já tem seu primeiro feriado de julho, o Brasil se mobiliza por um jogo de futebol, mas não se mobiliza por uma nação melhor

Aldo Vilelaseg, 02/07/2018 - 09:22

 

Sempre foi assim e pelo visto sempre será, começamos julho de 2018 eis que surge o primeiro feriado do mês. Por uma partida de futebol, tudo parou, a nação começa o dia gritando, fazendo festa, torcendo, dançando e fazendo reuniões para comemorar um jogo da seleção brasileira, logo cedo nas primeiras horas do dia ao som de Brasil pra frente, muita gente já estava na rua a espera de um show de bola de Neymar e companhia. Indústrias mexendo no horário de funcionamento pois se não mudar não vão rodar, centros de compras alterando horários de abertura e funcionamento, órgãos públicos decretando ponto facultativo, ruas vazias, mas tudo vale pois é Copa do Mundo não é? Problemas sociais vão embora, a seleção brasileira tem o poder de curar pois os postos de saúde ficam vazios, a seleção brasileira tem a força de calar as pessoas por melhores condições de vida, tomara que essa mesma vontade da sociedade com a seleção brasileira seja a mesma nas eleições de outubro próximo, esse mesmo brasileiro, será que esse mesmo brasileiro vai votar correto? Acredite a resposta você mesmo já tem. 

Por falar em seleção brasileira olha como está a situação hoje dos nossos órgãos públicos

Governo de Pernambuco

Na segunda-feira (2), é ponto facultativo, por determinação do governo do estado. A decisão é válida para repartições públicas e entidades da administração direta e indireta, com exceção de serviços cujo funcionamento seja indispensável, a juízo do chefe do órgão.

Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife decidiu suspender o expediente dos órgãos geridos pela administração municipal, na segunda-feira (2). Apesar disso, continuam funcionando os serviços considerados indispensáveis pelas entidades. A carga horária desse dia deve ser compensada no dia 25 de julho.

Olinda

A Prefeitura decretou ponto facultativo, na segunda-feira (2), e suspendeu o expediente nos órgãos e entidades da administração direta ou indireta. A decisão é válida, inclusive, para os serviços de saúde, com exceção dos serviços indispensáveis, como Samu, além da limpeza urbana e as feiras da cidade

Paulista

A Prefeitura suspendeu as atividades nas repartições públicas. O expediente volta ao normal na terça-feira (3), às 7h30. Serviços essenciais como coleta de lixo, atendimento da Prontoclínica Torres Galvão (PTG); o Samu, e o CAPS Teresa Noronha continuam funcionando. Os mercados públicos e feiras abrem normalmente das 6h às 18h.

Viva a copa

No Centro da cidade, foi montado um telão na Siqueira Campos, para exibir o jogo da Seleção Brasileira. Além da exibição, ocorre, também, um show da Banda Ynove, que se apresenta num minitrio, 30 minutos antes da partida, no intervalo e no fim do jogo.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) teve ponto facultativo decretado para o dia do jogo entre o Brasil e o México. A determinação é válida para a sede do órgão, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste; nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), na Unidade de Táxi, nas lojas do departamento nos shoppings e nos Expressos Cidadão. A carga horária do dia deve ser reposta pelos trabalhadores.

Ministério Público do Trabalho

O expediente também foi suspenso em todas as unidades do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT-PE). Sendo assim, o atendimento volta a funcionar na terça-feira (3), tanto no Recife quando em Caruaru, no Agreste e em Petrolina, no Sertão.

O fim das legendas de aluguel

O cientista político Jairo Marconi Nicolau, professor da Universidade Federal do Rio, calcula que os atuais 35 partidos políticos brasileiros se transformem em uns 20, isso já no ano que vem. Motivo: para ter acesso ao Fundo Partidário (a caverna do Tesouro que explica por que há tantos partidos no país), a legenda terá de alcançar 1,5% dos votos para deputado federal.

Armando em busca de voto continua em campanha

Os pré-candidatos a governador e a senador pela frente “Pernambuco vai Mudar”, Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), respectivamente, foram recebidos, no município de Paulista, pelo ex-deputado estadual Ramos (PTB). Na ocasião, eles avaliaram o quadro político do estado e discutiram propostas para o desenvolvimento da Região Metropolitana Norte. Ramos reafirmou apoio às candidaturas de Armando e Mendonça e confirmou sua intenção de disputar uma das vagas da Assembleia Legislativa. Ele lamentou ainda que, nos últimos três anos, Paulista e o Litoral Norte tenham sido esquecidos pelo governo de Pernambuco. 

Promessas

“Nosso povo precisa de um líder que ofereça um projeto de mudança para o estado. Nos últimos anos, o governo de Pernambuco fechou os olhos para a população e para os municípios. Paulista foi esquecida. Por isso, reafirmo que estarei trabalhando para eleger Armando governador e Mendonça senador e tirar Pernambuco desse marasmo”, garantiu Ramos, em encontro no qual também esteve presente o presidente da central sindical União Geral dos Trabalhadores de Pernambuco (UGT-PE), Gustavo Walfrido.

Agradecimentos

Para Armando, o apoio de Ramos reforça o time da frente “Pernambuco Vai Mudar” na Região Metropolitana Norte. “Ramos é uma importante liderança de nosso time. Ao lado dele, vamos construir um novo Pernambuco, com mais saúde, mais segurança pública, mais educação e mais empregos para a nossa população. Paulista e o Litoral Norte foram completamente abandonados e terão atenção especial em nosso governo”, afirmou o pré-candidato a governador.

Vice-prefeito de Paulista se afasta da Frente Popular e declara apoio a Armando e Mendonça

O vice-prefeito de Paulista, Jorge Carreiro (PV), declarou, neste sábado (30), apoio às pré-candidaturas a governador e senador de Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), respectivamente. Carreiro, que confirmou sua pré-candidatura a deputado federal, se afasta da Frente Popular e engrossa as fileiras da frente “Pernambuco Vai Mudar”. O anúncio foi feito durante encontro no município, que reuniu lideranças políticas do Litoral Norte, como o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), o pré-candidato a deputado estadual Miguel Ricardo (PTB), vereadores e ex-vereadores.

Prefeito de Igarassu também no apoio a Armando

O prefeito de Igarassu sublinhou que o momento atual exige pessoas de coragem para estar no comando do Estado e que Armando Monteiro tem credenciais para governar Pernambuco. “Estamos aqui para plantar a esperança que foi perdida e que tirou do povo os sonhos. Nosso grupo está comprometido a restabelecer nossa esperança e fé no nosso Estado, no futuro”, disse Mário Ricardo.

 


Mais uma pesquisa e os números não mudam quase nada, o país parece estar em estado de letargia política

Aldo Vilelasex, 29/06/2018 - 09:03

Mais uma pesquisa realizada desta vez pela CNI, Ibope, mas para quem acompanha o dia a dia das pesquisas sabe que nada ou praticamente nada mudou em relação aos números das pesquisas feitas nos últimos meses, o que na verdade fica bem claro é que o povo brasileiro não quer mesmo saber de política ao menos agora, chama atenção a quantidade de pessoas que não acreditam mais em nada e garantem que vão votar nulo ou em branco. O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece na frente para presidente na nova pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta quinta-feira (28). De acordo com o levantamento, na versão estimulada, onde os nomes dos candidatos são mostrados aos eleitores, Lula tem 31% das intenções de votos, seguido por Jair Bolsonaro (PSC), que tem 15% depois com 7% das intenções de votos, aparece Marina Silva (Rede), seguida de Ciro Gomes (PDT), empatado com Geraldo Alckmin (PSDB), os dois com 4%. Alvaro Dias (Podemos) aparece com 2%. Os candidatos João Amoedo (Novo), Manuela D’Ávilla (PCdoB), Fernando Collor de Mello (PTC), Flávio Rocha (PRB), Levy Fidelix (PRTB) e João Goulart Filho (PPL) têm 1% das intenções de votos cada um. 

 

Temer odiado cada vez mais

O Ibope também ouviu os eleitores a respeito da avaliação do governo Temer. Os que consideram que o governo é ruim e péssimo saltou de 72%, em março, para 79%, agora em junho. Os que consideram o governo regular e bom caiu de 21% para 16% e os que acham o governo Temer ótimo e bom caiu de 5% para 4%.

Confiança zero

Em relação à confiança em Temer e sua maneira de governar, entre março e junho o percentual dos entrevistados que dizem confiar no presidente passou de 8% para 6% e o dos que não confiam, de 89% para 92%. O índice dos brasileiros que aprovam a maneira de governar de Temer foi de 9% para 7%, enquanto o dos que desaprovam foi de 87% para 90%.

Lula forte como sempre

Sem o candidato do povo no páreo – que será registrado no dia 15 de agosto, a despeito da oposição – brancos e nulos chegam a 33% e outros 8% não sabem em quem votar. Em segundo lugar fica o candidato da extrema-direita com 17% e Marina Silva com 13%.

A grande dúvida

Lula pode e será candidato pois legalmente ele tem esse direito, uma vez que a Lei da Ficha Limpa permite. Juristas de todo o país, incluindo o subprocurador-geral da República, Nicolao Dino, já atestaram a legalidade de sua candidatura. “Até o momento a possibilidade de pedido de registro da candidatura do ex-presidente Lula é garantida”, afirmou o subprocurador em evento realizado este mês em Curitiba.

Mulheres com Lula

A distância entre Lula e o segundo colocado é ainda maior entre as eleitoras. Entre as mulheres, Lula pontua com 35% na sondagem estimulada, enquanto o candidato da extrema-direita patina em 9% e Marina Silva tem 15%. Quando o ex-presidente não é citado, os brancos e nulos delas disparam: 35%, contra 25% no cenário oposto. Também cresce o número de indecisas: de 7% para 10%.

Realidade

Esses números ilustram uma realidade simples: as mulheres não compram o blábláblá autoritário de quem brada a favor do machismo e homofobia. E nem confiam nas políticas austeras dos candidatos “pró-mercado”. Mas sim em quem investiu a sério em políticas públicas que melhoram a vida delas, dos filhos e da comunidade.

Dados

A pesquisa foi realizada pelo Ibope Inteligência entre os dias 21 e 24, com 2.000 eleitores. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Armando discute ações para Mata Norte

O pré-candidato a governador de Pernambuco Armando Monteiro (PTB) recebeu, a visita do ex-prefeito de Timbaúba e ex-deputado estadual Gilson Muniz (PSL). Na ocasião, avaliaram o cenário político e econômico de Pernambuco e discutiram ações para o desenvolvimento da Mata Norte do estado. Gilson, que é pré-candidato a uma das vagas na Assembleia Legislativa, externou seu apoio ao projeto liderado por Armando.

Confirmando apoio 

 

“Viemos reafirmar a Armando que estamos somando forças junto com as lideranças que já o apoiam na região e discutir propostas e políticas públicas que ajudem no desenvolvimento dos municípios da Mata Norte. É preciso que o governo tenha um olhar especial para a região e acredito que Armando Monteiro é nome mais preparado para liderar esse novo momento para Pernambuco", afirmou Gilson Muniz, que veio acompanhado de sua esposa, Mércia Muniz, também ex-prefeita de Timbaúba.

Projeto fortalecido

Para Armando, o apoio de Gilson e Mércia Muniz fortalecem o projeto da frente Pernambuco Vai Mudar. "O sentimento de mudança está presente em todo o estado e percebemos esse desejo nas lideranças políticas de dar um novo rumo, um novo caminho ao estado. Gilson vem para somar forças em nosso grupo", colocou o pré-candidato a governador.

Romário Dias debate venda direta de etanol 

 

As usinas produtoras de etanol de Pernambuco, de Alagoas e de Sergipe já podem comercializar o produto diretamente para os postos de combustível sem passar por distribuidoras. A venda passa a ser possível após liminar concedida, na últimas terça (26), pela 10ª Vara Federal de Pernambuco. Defensor da ideia, o deputado estadual Romário Dias (PSD), comemorou a notícia durante pronunciamento, nesta quarta (27), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Páginas