Aldo Vilela

Aldo Vilela

Jornalista

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal LeiaJa.com são formados por autores convidados pelo domínio notável das mais diversas áreas de conhecimento. Todos as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Agrotóxicos, um tema sério e infelizmente esquecido na pauta dos nossos candidatos

Aldo Vilelasex, 14/09/2018 - 11:22

No último dia 25 de julho, apesar da intensa resistência das organizações da sociedade civil  e das mais renomadas instituições de saúde e meio ambiente do país, foi votado e aprovado em comissão especial o Pacote do Veneno. No texto aprovado as mudanças mais absurdas permaneceram como, por exemplo, a possibilidade de registros de produtos cancerígenos, e a exclusão de órgãos fundamentais no processo decisório de aprovação e registro, a Anvisa e o Ibama. Apesar da derrota na comissão, a luta continua e nossa resistência é nossa vitória! Temos algumas batalhas pela frente e não podemos nos esquecer quem são os deputados que deram as costas para a sociedade! Foram 18 votos favoráveis e 9 contrários ao texto do relatório do deputado Luiz Nishimori, que pode ser votado em plenário ainda este ano.

Por isto, é mais do que fundamental nos mantermos ativos nessa discussão que afetará a todos e todas! Vivemos numa democracia, e esses parlamentares precisam receber esse recado das urnas, nas eleições que estão por vir. 

Os parlamentares que votaram a favor são estes

1) Adilton Sachetti (PRB-MT)

2) Alberto Fraga (DEM-DF)

3) Alceu Moreira (MDB-RS)

4) Celso Maldaner (MDB-SC)

5) César Halum (PRB-TO)

6) Covatti Filho (PP-RS)

7) Fábio Garcia (DEM-MT)

8) Geraldo Rezendo (PSDB-MS)

9) Junji Abe (MDB-SP)

10) Luiz Carlos Heinze (PP-RS)

11) Luiz Nishimori (PR-PR)

12) Marcos Montes (PSD-MG)

13) Nilson Leitão (PSDN-MT)

14) Professor Victorio Galli (PSL-MT)

15) Sergio Souza (MDB-PR)

16) Tereza Cristina (DEM-MS)

17) Valdir Colatto (MDB-SC)

18) Zé Silva (SD-MG)

Os parlamentares que votaram contra o Pacote do Veneno e pela Vida

1)    Alessandro Molon (PSB-RJ)

2) Bohn Gass (PT-RS)

3) Edmilson Rodrigues (PSOL-PA)

4) Ivan Valente (PSOL-SP)

5) Jandira Feghali (PCdoB-RJ)

6) Julio Delgado (PSB-MG)

7) Nilto Tatto (PT-SP)

8) Padre João (PT-MG)

9) Subtenente Gonzaga (PDT-MG)

Paulo Câmara: "Temos projeto para Pernambuco e para o Brasil" 

A contribuição que a Frente Popular de Pernambuco dará para que o Brasil volte a ser feliz, com a eleição de Fernando Haddad (PT) para a presidente da República, foi destacada, nesta quinta-feira (13/09), pelo governador e candidato à reeleição, Paulo Câmara (PSB). "Temos projeto para Pernambuco e para o Brasil", afirmou, durante ato organizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros (PP), no Recife. "Sabemos o que é melhor para o nosso povo e venceremos as eleições para garantir o retorno de um momento em que a melhoria da qualidade de vida da população era a prioridade do Governo Federal", completou o socialista, acompanhado do prefeito Geraldo Julio (PSB) e do senador Humberto Costa (PT), seu companheiro de chapa.

Hora do discurso

Paulo frisou que a impossibilidade da participação do ex-presidente Lula (PT) no atual pleito o fará percorrer o Estado com ainda mais determinação para assegurar uma expressiva vitória de Fernando Haddad em Pernambuco. "Vamos ocupar as ruas, conversar com as pessoas e lembrar a todo mundo que Haddad é o candidato de Lula, que é o candidato que representa as bandeiras que defendemos", reforçou. 

Olhar pra frente

Com relação aos avanços que o Estado vivencia nos últimos anos, o governador lembrou que daqui a pouco tempo  a população vai assegurar o que é melhor para Pernambuco. "Faltam menos 25 dias para, com a ajuda de vocês, confirmamos que o nosso Estado seguirá na frente, com cada vez mais realizações para os pernambucanos. O nosso lado é o do povo. Bem diferente da Turma do Temer",  cravou. 

"Vamos concluir as barragens que o governador não fez", garante Armando

O candidato ao governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), firmou, na manhã desta quinta-feira 13, um compromisso com a população da Zona da Mata Sul: concluir o sistema de contenção de enchentes que o governo do Estado deixou inacabado na região.  Em entrevistas a rádios de Catende e Palmares, Armando garantiu que as cinco barragens previstas para minimizar o efeito das chuvas serão finalizadas em benefício da população da Mata Sul.

Justificando a proposta

Para evitar tragédias como as de 2010 e 2017, o governo do Estado traçou um sistema de contenção com cinco barragens: Serro Azul, Gatos 2, Igarapeba, Panelas e Barra de Guabiraba. Mas apenas a primeira ficou fisicamente pronta a tempo de evitar mais danos em 2017. Ainda assim, 50 mil pessoas ficaram desalojadas e cinco perderam a vida. “A Mata Sul é o retrato do abandono por um governo omisso e mentiroso. Nós vamos devolver à região o respeito que ela merece e o muito que deu ao Estado", disse Armando, que circulou nos dois municípios acompanhado de seu vice, Fred Ferreira (PSC), e do candidato a senador Mendonça Filho (DEM). Também estiveram no giro o prefeito de Maraial, Marcos Moura, a candidata à Assembleia Legislativa Dona Graça (PR), vereadores e ex-prefeitos.

Educação alimentar é tema de evento em Petrolina 

Com o objetivo de conscientizar as crianças e suas famílias sobre a importância da nutrição, a Prefeitura de Petrolina é parceira da Monsanto Fund, Bayer e INMED na execução do’ Programa Crescer Saudável’. Através da Secretaria de Educação (SEDU) e para divulgar os impactos positivos da ação na qualidade de vida das crianças de 0 a 5 anos, será realizado entre os dias 14 e 16 de setembro uma feira no estacionamento do River Shopping.

COMENTÁRIOS dos leitores