Não passou frase para o Cartão-Resposta? Inep explica caso

Alguns candidatos do Enem 2018 não transcreveram frase contida na capa do Caderno de Questões para o Cartão-Resposta. Organização da prova revela o que deve ocorrer

por Nathan Santos qui, 08/11/2018 - 12:20
Lorena Barros/LeiaJáImagens Primeiro dia do Enem foi no último domingo Lorena Barros/LeiaJáImagens

Após a realização do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (4), alguns candidatos compartilharam uma preocupação. Muitos postaram nas redes sociais que esqueceram de transcrever a frase da prova para o Cartão-Resposta. O receio entre eles é de que o esquecimento possa resultar em eliminação.

“ATENÇÃO: transcreva no espaço apropriado do seu CARTÃO-RESPOSTA, com sua caligrafia usual, considerando as letras maiúsculas e minúsculas, a seguinte frase: Na face do velho as rugas são as letras”, diz a orientação em uma das provas do domingo. Segundo o edital do Enem 2018, é de responsabilidade do participante transcrever a fase contida na capa do Caderno de Questões para o Cartão-Resposta.

Diante dos questionamentos de candidatos que não realizaram o procedimento, o LeiaJá apurou junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, se o esquecimento pode acarretar em eliminação do processo seletivo. O Inep, por meio da sua assessoria de imprensa, respondeu o seguinte:

“A não transcrição não é um motivo de eliminação. No entanto, o Inep, ao receber a consolidação da correção dos cartões-repostas dos participantes, avaliará os casos de não transcrição da frase”, informou.

O LeiaJá questionou, no entanto, o que poderá ocorrer após a avaliação dos casos de não transcrição da frase. Até o fechamento desta matéria, não tivemos resposta.

No próximo domingo (11), os candidatos responderão as questões do segundo e último dia do Enem. Ciências da Natureza e matemática são as áreas abordadas no Exame. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h; o início do Enem está marcado para 13h30. Todos os candidatos deverão considerar o horário de Brasília.

Como alguns Estados não aderem ao horário de verão, a programação ocorre de maneira diferente. Em Pernambuco, por exemplo, os portões serão abertos às 11h e fechados ao meio dia. O início da prova será às 12h30.

LeiaJá também

--> Aulão de biologia promete revisar todos assuntos do Enem

--> Enem: professores alertam que segundo dia é decisivo

COMENTÁRIOS dos leitores